Petrobras suspende licitação


Rio (AE) - A licitação da P-10, realizada em fevereiro não foi a única que a Petrobras cancelou após o desmantelamento da máfia dos estaleiros. As licitações para reparos e conversões em pelo menos outras sete plataformas de perfuração de poços de petróleo também foram suspensas para avaliação de possíveis irregularidades, de acordo com fontes da indústria naval no Rio. A estatal alegou, por meio da assessoria, que está “analisando processos licitatórios que estavam sob suspeita”, depois da Operação Águas Profundas, da Polícia Federal (PF), deflagrada em junho, que identificou fraude na contratação de obras e serviços.
A Petrobras não quis entrar em detalhes, alegando serem informações gerenciais. Antes, no entanto, havia admitido o cancelamento da licitação da P-X, vencida pela Multitek serviços no valor de R$ 8,9 milhões. De acordo com fontes do setor, estão paradas as tomadas de preço para a conversão das plataformas P-22, P-23 e P-24; a licitação para a troca de geradores das unidades P-10, P-14, P-16 e P-17, que faziam parte de um único pacote; o processo licitatório para a atracação da P-23 e ainda para uma futura reforma da P-17. Dessas unidades, pelo menos quatro - P-10, P-14, P-16 e P-22 - haviam sido alvos da fraude detectada pela PF em licitações anteriores.
A estimativa do mercado é de que o valor de todas essas obras, somado, esteja próximo de US$ 500 milhões. As obras estavam previstas para ocorrer ao longo dos próximos quatro anos e fazem parte do esforço da estatal para converter, adaptar e ampliar a capacidade de unidades próprias para conseguir atender à demanda de perfuração de novos poços de petróleo. A área técnica do Tribunal de Contas da União informou também, há duas semanas, ter encontrado indícios de pagamentos indevidos nos contratos para a construção das plataformas P-52 e P-54. Essas irregularidades não despontaram nas investigações da Operação Águas, que desarticularam a máfia dos estaleiros.


29/07/2007

Fonte: Tribuna do Norte

 

Avisos Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita