Petrobras prevê diferentes modelos em licitação de GNL


O processo de licitação de dois navios e de cargas de Gás Natural Liquefeito (GNL) em andamento pela Petrobras prevê diferentes modalidades de contratos, de acordo com o presidente da companhia, José Sergio Gabrielli.
"O GNL está em fase de licitação. As empresas já estão apresentando propostas", disse Gabrielli a jornalistas, após fazer uma palestra no Petroleum Club, em Houston.
Ele explicou que as empresas interessadas na concorrência podem apresentar vários modelos de contratos, como arrendamento com opção de compra apenas dos dois navios com plantas de regaseificação, ou o arrendamento dos navios junto com a compra do produto.
"Podem ser as duas coisas. O mercado é que vai oferecer as diferentes opções", informou Gabrielli.
A introdução do GNL no mercado brasileiro é a alternativa encontrada pela Petrobras para substituir o aumento da compra do gás boliviano, que vem sendo descartado após o país nacionalizar suas reservas em 1º de maio.
O presidente da Petrobras esclareceu que os contratos de GNL também contarão com opções de "swap", para facilitar a aquisição do produto, garantindo a troca entre distribuidores dependendo da localização da carga.
"Às vezes, você tem fornecedor do Pacíficio que tem disponibilidade e que precisa de carga no Atlântico, e não necessariamente você precisa trazer fisicamente a carga do Pacífico para o Atlântico."
Segundo Gabrielli, as cargas deverão vir da Argélia, Líbia, Trinidad, Indonésia e Catar.
A expectativa é de que as plantas de GNL instaladas nos navios ancorados no Rio de Janeiro e no Ceará entrem em operação em 2008. A unidade do Nordeste terá capacidade para produzir 6 milhões de metros cúbicos de gás e do Sudeste, 16 milhões de metros cúbicos.


21/09/2006

Fonte: Invertia - Últimas Notícias

 

Curso Licitações

21/02/2024

Prefeitura de Coremas lança licitação de mais de R$ 800 mil para comprar pneus

A Prefeitura de Coremas lançou uma licitação de ma...

20/02/2024

PBH publica edital para construção de espaço de convivência no Padre Eustáquio

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu licitação pa...

21/02/2024

DAE abre licitação para ampliação e construção de elevatórias de esgoto

A DAE Jundiaí abriu licitação para ampliação e ade...

21/02/2024

Cruzeiro do Sul fará nova licitação para coleta de lixo

A falta de lixeiras e alguns containers danificado...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita