O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, criticou a restrição de arremate imposta pela ANP (Agência Nacional de Petróleo) para a 8ª Rodada de Licitações de blocos de exploração de petróleo.
De acordo com o edital, as empresas operadoras [na prática, quem gerencia os contratos] poderão apresentar ofertas para diversos blocos em cada um dos setores, mas as ofertas vencedoras estarão limitadas ao número estabelecido.
Estrella criticou a limitação da oferta. 'Nós já manifestamos à ANP completa discordância quanto a isso. A Petrobras e outra empresas não podem ser limitadas em suas atividades. Estamos em um mercado aberto. Não há a mínima condição de as empresas aceitarem isso', afirmou.
Segundo a ANP, o objetivo ao estabelecer um limite de ofertas é estimular a entrada de novos investidores e aumentar a concorrência no segmento de exploração e produção de petróleo no Brasil.
Estrella disse ainda que 'limitar a atuação da Petrobras e de outras empresas no país é inaceitável sob o ponto de vista empresarial', mas como se trata de uma norma irá se adaptar. 'Isso não tem cabimento.'
'Eu como diretor de exploração tenho de demostrar a minha estranheza e a minha indignação. Isso não tem cabimento sob o ponto dos interesses nacionais e sob o ponto vista da indústria petrolífera. É a competição por blocos que vai render mais recursos ao governo.'
A 8ª rodada será realizada nos dias 28 e 29 de novembro, no Rio de Janeiro. A área total em oferta é de aproximadamente 101.600 Km2, subdividida em 284 blocos. Pela primeira vez, não serão levadas a leilão áreas na bacia de Campos, a maior produtora do país.
18/10/2006
21/05/2025
Governo afirma que licitação para construção de nova escola em Rondonópolis terá início nos próx..
O presidente da Comissão de Educação da Assembleia...21/05/2025
Lançada licitação para implantação da galeria na Avenida Caetano Bellincanta Neto
A Prefeitura de Campos Novos lançou a licitação, n...21/05/2025
Edital da concorrência prevê investimento máximo de R$ 318 mil
A Prefeitura de Rio Pardo dá, no final deste mês, ...21/05/2025
Licitação de R$ 357 mil para EPIs é anunciada pela Transitar
A Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Ci...