SÃO PAULO - A Petrobras aprovou a contratação da empresa de engenharia Intecnial S.A. para implementação das plantas de produção de biodiesel que serão instaladas nas cidades de Candeias (BA), Montes Claros (MG) e Quixadá (CE). A companhia vai investir cerca de R$ 227 milhões na construção das usinas. A empresa contratada utiliza a tecnologia da americana Crown Iron Works, uma das líderes mundiais em engenharia de processamento de sementes e óleos vegetais.
As três unidades já receberam as Licenças Prévias (LPs). As obras começam logo após a emissão das Licenças de Instalação (LI), o que deve acontecer nos próximos dias. Todas as Licenças são emitidas pelos órgãos ambientais dos respectivos estados.
O processo de licitação, que se iniciou no dia 24 de julho, foi realizado através de carta-convite. Foram convidadas quatro empresas com tecnologia e experiência internacional de construção de plantas de biodiesel de grande porte. Os principais critérios utilizados para a escolha da melhor proposta foram: performance das unidades de produção de biodiesel na fase de operação, tecnologia e capacidade de construção e montagem das plantas, além do melhor preço, considerando a vida operacional das usinas.
As unidades terão capacidade para produzir cerca de 57 milhões de litros de biodiesel por ano e serão inauguradas até fim de 2007. Os principais insumos para produção de biodiesel serão o álcool, os óleos vegetais (algodão, soja, mamona e dendê) e gordura animal. Outras oleaginosas como girassol, amendoim e gergelim também estão sendo estudadas. A produção será desenvolvida no entorno de cada planta industrial e poderá gerar emprego e renda para até 70 mil famílias.
27/10/2006
15/03/2026
Inea abre uma licitação de R$ 50,5 milhões para administrar a produção de sementes e mudas
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) publicou n...15/03/2026
Licitação de parque na Vila do Doce sai em até 30 dias, afirma secretário
A Prefeitura de Ribeirão Pires deve lançar, em até...14/03/2026
Novo Hospital de Várzea Paulista inicia compra de equipamentos
A Prefeitura de Várzea Paulista iniciou na manhã d...14/03/2026
Prefeito anuncia abertura da licitação para reformar do Graneleiro no Complexo Swift
O prefeito de Rio Preto, Coronel Fábio Candido, au...