Pernambuco abre licitação para compra de 100 ônibus elétricos para o Grande Recife


O Governo de Pernambuco lançou nesta sexta-feira (15) o edital para aquisição de 100 ônibus elétricos destinados ao Sistema de Transporte Metropolitano do Recife e cidades da Região Metropolitana. Os veículos terão ar-condicionado e tomadas USB, com previsão de entrada em operação ainda em 2026.

Segundo a gestão estadual, o investimento previsto é de R$ 310 milhões, viabilizados por meio de termo de compromisso firmado com o Governo Federal. O pacote também contempla obras de reforma de estações e requalificação de trilhos do sistema ferroviário metropolitano.

O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Pedro Neves, informou que o processo licitatório deve seguir até o início do segundo semestre. Após a conclusão da concorrência, ocorrerão a compra dos veículos e a incorporação gradual da frota ao sistema de transporte da Região Metropolitana do Recife.

Como mostrou o Diário do Transporte, o Governo Federal formalizou o financiamento de R$ 319,2 milhões (R$ 319.268.652,00) para a aquisição de ônibus elétricos e carregadores pelo Governo de Pernambuco.

O extrato do termo de compromisso, que não prevê contrapartidas do governo estadual, foi publicado no dia 13 de maio de 2026. Segundo o documento, R$ 64 milhões serão liberados diretamente pela União ainda no exercício de 2026, enquanto R$ 255,2 milhões (R$ 255.268.652,00) serão destinados nos anos seguintes. O prazo do termo de compromisso vai até 6 de maio de 2029 para a liberação gradual das parcelas.

A operacionalização dos recursos será feita pela Caixa Econômica Federal no âmbito do Ministério das Cidades.

No último dia 5 de maio, começaram os testes operacionais com um ônibus elétrico de tecnologia nacional da Eletra, empresa sediada em São Bernardo do Campo. O modelo circula experimentalmente na linha 1981 – TI Rio Doce / TI Joana Bezerra, na Região Metropolitana do Recife.

O edital e a futura compra dos ônibus elétricos integram o pacote de aproximadamente R$ 4 bilhões anunciado em dezembro de 2025 pelos governos federal e estadual para ações de reestruturação do sistema metroferroviário e do transporte público da região.


15/05/2026

Fonte: Diário do Transporte

 

Avisos Licitações

07/05/2026

Curso Presencial - Planejamento da Contratação, ETP TR com uso de IA

Curso presencial intensivo para servidores público...

02/04/2026

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

Curso presencial foi idealizado para formar novos ...

05/06/2026

Prefeitura tenta de novo e lança licitação para 4 mil câmeras

A Prefeitura de Bauru contratará 4 mil câmeras de ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita