O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, realizou na manhã de hoje (13), uma oficina sobre o tratamento favorecido às micro e pequenas empresas no que se refere às compras governamentais. A capacitação aconteceu na sede do Tribunal de Contas do Estado, TCE, no Piauí.
Na oficina, também foram apresentadas as atualizações da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, após a implementação da Lei Complementar 147 de 2014. Participaram da oficina, técnicos do TCE, representantes do governo estadual e analistas do Sebrae. A capacitação foi ministrada pelo consultor do Sebrae Nacional, Luis Cesar Pivovar.
Para o conselheiro do TCE no Piauí, Jailson Campelo, o cumprimento efetivo da legislação, que beneficia os pequenos negócios, é fundamental para o desenvolvimento local. “Para que a lei seja cumprida de forma eficaz é fundamental que entidades como o Sebrae, Governo do Estado, TCE e prefeituras se unam. Assim cria-se um cenário favorável ao fortalecimento da economia local”, comenta Campelo.
O secretário estadual de Administração, Franzé Silva, participou da oficina e destacou que quer incentivar a participação dos pequenos negócios nas compras públicas.
O consultor Luis Cesar Pivovar falou sobre a Lei das Licitações e como será o tratamento dispensado às microempresas e empresas de pequeno porte nos certames de compras. De acordo com a legislação, nas contratações públicas da administração direta e indireta, autárquica e fundacional, federal, estadual e municipal, deverá ser concedido tratamento diferenciado e simplificado para as microempresas e empresas de pequeno porte.
A Lei 147 de 2014 também decreta que deverá ser realizado processo licitatório destinado exclusivamente à participação de microempresas e empresas de pequeno porte nos itens de contratação cujo valor seja de até R$ 80 mil.
“Para que a lei seja colocada em prática é fundamental sensibilizar e capacitar os empresários locais para que atendam às demandas dos órgãos públicos. De outro lado, temos que sensibilizar os gestores públicos sobre os benefícios econômicos e sociais com a aplicação da legislação e também capacitar os órgãos fiscalizadores”, declara Pivovar.
COMPRAS PÚBLICAS
As compras públicas são responsáveis por mais de 10% do Produto Interno Bruto, PIB. Em recursos, atinge mais de R$ 400 bilhões, sendo que somente 20% das microempresas e empresas de pequeno porte participam das licitações.
“A participação das micro e pequenas empresas nesses certames ainda é pequena. É necessário ampliarmos os esforços e atuar fortemente para que os pequenos negócios concorram nos processos licitatórios”, comenta Pivovar.
No Brasil, as micro e pequenas empresas correspondem a 99% do total de empreendimentos formais. Os pequenos negócios geram 67% dos empregos do país.
13/05/2015
03/03/2026
Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'
A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...04/03/2026
Prefeitura lança edital de licitação para construção do Hospital Municipal na próxima semana
A Prefeitura de Feira de Santana vai publicar, na ...04/03/2026
Governo publica nova licitação para construção dos terminais do BRT
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logísti...03/03/2026
Prefeitura de Lages lança edital para construção de 43 casas e intensifica investimento para..
A Prefeitura de Lages intensifica a política de en...