Contrariando os últimos leilões do governo, os grupos de energia menor porte surpreenderam e superaram players tradicionais do setor elétrico na licitação realizada ontem. As empresas Alupar e TPI (Triunfo Participações e Investimentos) ganharam, respectivamente, as concessões das usinas Ferreira Gomes (AP) e Garibaldi (SC), derrotando companhias tradicionais do mercado, como as subsidiárias da Eletrobras, a estatal mineira Cemig e a holding privada Neoenergia.
A outra empresa vencedora do leilão foi a Copel, que levou a concessão de Colíder (MT).
As concessões conquistadas pelas duas empresas representam salto importante na potência instalada de seus respectivos parques geradores. Com os seus 252 MW de capacidade instalada, Ferreira Gomes é maior que os quatro projetos detidos pela Alupar, que somam uma potência instalada de 179,4 MW.
Garibaldi, por sua vez, permitirá que a TPI dobre a capacidade do seu parque gerador, que é de 108 MW, com a operação da hidrelétrica Salto (GO). Para construir as duas usinas, as empresas terão que investir R$ 1,53 bilhão, no total, nos cálculos do governo federal.
A vitória da Alupar e da TPI contraria tendência verificada nos leilões de energia desde a implantação do novo modelo do setor elétrico, em 2004. Praticamente todas as licitações foram vencidas por subsidiárias do grupo Eletrobras, o que não ocorreu desta vez. "Em um processo de competição, aqueles que oferecem as melhores propostas são os vitoriosos", justificou o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME (Ministério de Minas e Energia), Altino Ventura Filho, justificando a derrota da holding federal no leilão de ontem.
Outros grupos relevantes do setor elétrico brasileiro foram superados pelas duas companhias. Empresas como a Cemig, Neoenergia, Desenvix e Gaia Energia (Bertin) não obtiveram sucesso com os seus lances. Na lista divulga pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) após o leilão, chama a atenção o fato de que players importantes optaram por não entrar na disputa, como a CPFL Energia, Energias do Brasil, GDF Suez (controladora da Tractebel) e Celesc.
31/07/2010
02/06/2026
Prefeitura de Joinville lança licitação para implementação do Parque Porto Cachoeira Setor Beira Rio
A Prefeitura de Joinville publica nesta terça-feir...02/06/2026
Aberta licitação para construção de passarelas no Igapó
A Prefeitura de Londrina publicou edital para sele...02/06/2026
Gasoduto do Sergipe Águas Profundas terá licitação este ano
A Petrobras vai lançar ainda este ano a licitação ...02/06/2026
MPDFT abre licitação para serviços de estruturação de eventos e montagem de estruturas
O Ministério Público do Distrito Federal e Territó...