Houve-se muito falar em crise, em tempos difíceis. Os empresários dizem que não está fácil, pois o movimento diminuiu. E diminuiu mesmo. As pessoas tem buscado poupar ou gastar menos, temendo que a situação político-econômica do país não melhore.
O número de pequenos e microempreendedores tem crescido muito em todos os cantos, mas , na grande maioria das vezes, não possuíam a oportunidade de vender seus produtos/serviços para o setor público.
Para acabar com esse problema, a prefeitura de Laranjeiras do Sul, por meio da Sala do Empreendedor, Sebrae, Acils e Faceopar, lançaram o programa 'Compras Paraná'.
O objetivo do programa é fomentar a economia local, fazendo com que as empresas que precisam fazer suas aquisições através de licitação possam adquirir matérias-primas e insumos do município. Além disso, serão realizadas capacitações, palestras informativas, assessoria em geral, maior divulgação dos atos públicos e igualdade de participação.
Desenvolvimento
Conforme a prefeita de Laranjeiras do Sul, Sirlene Svartz, o projeto irá auxiliar o empresário para poder participar de compras públicas, como as licitações.
“Por meio da Sala do Empreendedor trouxemos esse benefício para o micro, pequeno e médio empresário, coisa que as grandes já tem. Com isso, quem ganha é o município, pois o dinheiro fica aqui, o que facilita o desenvolvimento social e econômico de nossa cidade”, complementa.
De acordo com o consultor regional do Sebrae, Adir Mattioni, o programa foi estruturado buscando, principalmente, auxiliar na implementação da lei para que os municípios ou as instituições públicas apliquem o dispositivo legal que é a 123 que é sobre o tratamento diferenciado nas contas públicas para as micro e pequenas empresas.
“O auxílio das instituições é para a atualização da legislação municipal ou das instituições quanto a qualificação do comprador, dos setores de compras em cada instituição, especificamente nas prefeituras. Além de auxiliar no mapeamento de processos de compras e do planejamento das compras públicas, de uma forma que possamos usar isso como uma ferramenta de divulgação e até atrativo para ao próprio empresário. Pois terá o conhecimento do que o município comprará e quando comprar, de forma que possa se planejar”, destaca Mattioni.
O Sebrae trabalhará a qualificação do empresário, porque segundo o consultor, não adianta ter as instituições públicas aplicando a legislação, fazendo planejamento se não houver empresas capacitadas e querendo participar desse mercado.
Oportunidade
“Como acontece bastante hoje, existem muitas licitações desertas ou coisas parecidas. Faltam empresários participando das licitações. O programa trabalha muito forte nisso, que o empresário possa utilizar esse grande mercado em potencial que são as compras públicas e, através disso promover o desenvolvimento local. Os negócios são os grandes responsáveis pela geração de empregos e de renda”, finaliza Mattioni.
Participaram do evento empresários, representantes do poder público, do observatório social, todos os integrantes do Comitê Gestor, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e a imprensa. O Sebrae realizou a apresentação do projeto, como irá funcionar, quais etapas deverão ser concluída para implantação do escritório de compras em laranjeiras do sul, que esta previsto ser inaugurado até o final de 2016.
09/05/2016
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...