RIO - O Ministério do Planejamento vai organizar uma grande feira de contratação pública em julho, em Brasília, numa parceria com o Sebrae: o principal objetivo é aproximar micro e pequenas empresas, além das pessoas físicas, do sistema de compras do governo federal. É o que mostra reportagem publicada na edição deste domingo do jornal "O Globo".
A reportagem explica que um criador de abelhas que produz mel em seu sítio pode, tanto quanto uma micro ou pequena empresa, se tornar fornecedor do governo federal. Da mesma forma, alguém que tenha um imóvel para alugar pode participar de uma licitação pública, disputando preços com firmas constituídas.
Só no ano passado, a presença das micro e pequenas empresas na lista de compras federal deu um salto de 375%, depois da entrada em vigor da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Hoje, das 274 mil empresas cadastradas para vender a órgãos federais, 158 mil são desse porte. Atualmente, essas negociações são feitas por pregões eletrônicos realizados na internet, com ajuda do portal Comprasnet. Além de promover a feira, o ministério vai criar, no site, um espaço para capacitação virtual de empreendedores.
29/03/2008
07/11/2025
Prefeito confirma avanço no teleférico do Subúrbio e diz que licitação sai nos próximos meses
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil),...07/11/2025
Prefeitura investe R$ 8 milhões e pavimenta mais de 50 ruas do Planalto
A Prefeitura de Abreu e Lima está transformando a ...07/11/2025
Cruzeiro abre licitação de R$ 119 milhões para concessão do transporte público
A Prefeitura de Cruzeiro abriu uma licitação para ...07/11/2025
Petrobras abre licitação para quatro novos navios e prevê abastecimento com etanol
A Transpetro, subsidiária da Petrobras para o tran...