Curitiba - A empresade Maringá, Bússola Eventos, do Grupo Bússola, venceu processo licitatório da Petrobras para prestar serviços na área de eventos em todo o Brasil. A conquista, anunciada no início de outubro, garante o registro de primeira pequena empresa do setor na cidade a conquistar o posto de fornecedora da estatal.
Para Ana Paola Incerti de Mello, dona da Bússola Eventos, a conquista é significativa e já rendeu à empresa necessidade de aumentar em 30% o quadro de funcionários. “O processo licitatório começou em fevereiro e foi concluído semana passada. É preciso passar por etapas criteriosas, mas vale a pena porque é possível vencer”, enfatiza.
O primeiro contato da Bússola Eventos com a Petrobras aconteceu em 2012, durante uma rodada de negócios promovida pelo Sebrae no Paraná. Na ocasião, Ana Paola de Mello conheceu gestores da estatal e aprendeu a se cadastrar no site para se tornar fornecedora. “Acabei me informando sobre um edital de forma diferente. Um gestor da Petrobras viu nossa decoração em um shopping do Rio de Janeiro e nos convidou para ingressar no processo licitatório. Como já estava cadastrada no site, participei da concorrência. A vaga foi disputada por cinco empresas e a Bússola Eventos era a única do Paraná”, conta a empresária.
Antes de participar do processo licitatório da Petrobras, porém, a empresa já participava de compras públicas. Para aproveitar essas oportunidades, Ana Paola de Mello diz que é preciso acreditar no empreendimento, manter documentações em dia e se dedicar aos processos.
“Na Petrobras, concorri com as maiores empresas do Brasil no segmento e venci, por isso, digo que é possível. Hoje, também há a Lei Geral (da Micro e Pequena Empresa) com vantagens para micro e pequenas empresas em compra pública. Incentivo os empresários a tentarem essas oportunidades, porque a conquista se torna uma vitrine para a empresa”, afirma.
O consultor do Sebrae no estado, Joversi Luiz de Rezende, destaca que a rodada de negócios promovida pela instituição é importante por ser um dos canais de aproximação entre micro e pequenas empresas e a Petrobras. “Neste mês, teremos mais uma edição do evento para que mais empresas tenham oportunidade de ter contatos com a estatal”.
Próxima rodada
Empresários de Maringá e região interessados em se tornar fornecedores de grandes companhias da cadeia do petróleo, gás e energia terão mais uma chance durante a rodada de negócio que acontecerá nos próximos dias 16 e 17 de outubro. O evento será realizado no escritório regional do Sebrae no Paraná e faz parte do projeto Cadeia Produtiva do Petróleo, Gás e Energia.
A Petrobras é parceira da rodada e vai disponibilizar Posto Avançado de Cadastro (PAC) para que empresas da região se tornem fornecedoras. O objetivo do PAC é dar todo o apoio necessário ao preenchimento dos questionários de cadastro corporativo e registro simplificado de fornecedores de bens e serviços da entidade.
Além disso, mais de dez empresas-âncoras – como são chamadas as grandes corporações – já confirmaram presença na rodada, dentre as quais a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), a Klabin, a Compagás e a Cooperativa Agrária. A expectativa é que mais de 80 empresas fornecedoras compareçam ao evento.
O atendimento no PAC Petrobras será feito mediante agendamento pelo do site petronect.com.br. Mais informações sobre a rodada de negócios podem ser obtidas pelo telefone (44) 3220-3474 ou email jcosta@pr.sebrae.com.br.
11/10/2013
19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...