CIDADE DO MÉXICO - A Pemex, monopólio estatal mexicano, lançou ontem a segunda rodada de licitações para a exploração de quatro blocos de gás natural, na Bacia de Burgos, ao norte do país. As áreas em questão são: Pandura-Anáhuac, Ricos, Pirineo e Monclova. Cada uma delas será desenvolvida através de Contratos de Serviços Múltiplos (CSM), um sistema que mantém as obras e a produção nas mãos do Estado de modo a não violar a Constituição, que veta a participação de capital privado no setor.
Segundo o diretor dos CSM, Sergio Guaso, os quatro blocos representam investimentos da ordem de US$ 2,751 bilhões e devem gerar cerca de 4 mil empregos. A expectativa é de que haja uma produção adicional de 465 milhões de pés cúbicos de gás natural.
O volume é quase a metade da quantidade de gás que o país importa anualmente - 1 bilhão de pés cúbicos - por US$ 2 bilhões e corresponde a 35% do déficit da balança comercial.
Os dois primeiros blocos, Pandura-Anáhuac e Ricos, são áreas cuja licitação fracassou no ano passado pela falta de interesse dos investidores. Suas dimensões foram calculadas de novo para esta rodada, cujo resultado será conhecido em 29 de outubro e 11 de novembro.
A licitação dos demais blocos, Pirineo e Monclova, que são menores, deve ser realizada no dia 17 de agosto e os resultados devem ser divulgados nos dias 18 e 25 de novembro, respectivamente.
30/07/2004
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...