CIDADE DO MÉXICO - A Pemex, monopólio estatal mexicano, lançou ontem a segunda rodada de licitações para a exploração de quatro blocos de gás natural, na Bacia de Burgos, ao norte do país. As áreas em questão são: Pandura-Anáhuac, Ricos, Pirineo e Monclova. Cada uma delas será desenvolvida através de Contratos de Serviços Múltiplos (CSM), um sistema que mantém as obras e a produção nas mãos do Estado de modo a não violar a Constituição, que veta a participação de capital privado no setor.
Segundo o diretor dos CSM, Sergio Guaso, os quatro blocos representam investimentos da ordem de US$ 2,751 bilhões e devem gerar cerca de 4 mil empregos. A expectativa é de que haja uma produção adicional de 465 milhões de pés cúbicos de gás natural.
O volume é quase a metade da quantidade de gás que o país importa anualmente - 1 bilhão de pés cúbicos - por US$ 2 bilhões e corresponde a 35% do déficit da balança comercial.
Os dois primeiros blocos, Pandura-Anáhuac e Ricos, são áreas cuja licitação fracassou no ano passado pela falta de interesse dos investidores. Suas dimensões foram calculadas de novo para esta rodada, cujo resultado será conhecido em 29 de outubro e 11 de novembro.
A licitação dos demais blocos, Pirineo e Monclova, que são menores, deve ser realizada no dia 17 de agosto e os resultados devem ser divulgados nos dias 18 e 25 de novembro, respectivamente.
30/07/2004
12/10/2024
Licitação da decoração natalina de Paranavaí está prevista para o fim de outubro
A licitação para contratar a empresa responsável p...11/10/2024
Governo do Rio anuncia licitação para definir nova operadora das barcas
Rio - A Secretaria de Estado de Transporte e Mobil...11/10/2024
Estado fará nova licitação para contratar OSS para gestão da Policlínica de Marabá
Embora esteja praticamente pronta, a inauguração d...11/10/2024
Santa Isabel – Prefeitura abre licitação para mais um trecho de estrada
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria...