A tela de proteção contra tubarões será testada nos próximos meses no litoral de Pernambuco. Uma licitação vai ser aberta para seleção de projetos de contenção a serem instalados na área de proibição de surf e esportes náuticos de cerca de 30 km entre Olinda e o Cabo. A decisão atende a uma das recomendações do Ministério Público de Pernambuco feitas após a morte da turista paulista Bruna Gobbi, 18 anos, atacada em Boa Viagem em julho. Os detalhes do edital serão definidos nesta sexta-feira, em reunião do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), mas o documento não tem data para ser lançado.
As telas serão instaladas de maneira provisória, possivelmente nos fins de semana, em trechos de pequena extensão, e terão uma proposta diferente do projeto estudado pelo Cemit desde 2010. A sugestão anterior, do Instituto Praia Segura, previa a interdição do trecho de praia em frente ao Castelinho, em Boa Viagem, para teste de uma rede de 450 m de extensão e 5 m de altura durante dois meses. A proposta era usar o material em eventos de esportes náuticos. A recomendação do MPPE, porém, é estender a colocação das redes para proteção de banhistas.
Os detalhes do novo modelo, como tamanho e material, serão definidos de acordo com os projetos, assim como o trecho onde serão testadas as redes. Serão levados em consideração a disposição geográfica das praias, a quantidade de frequentadores e a viabilidade econômica. “O MPE nos recomendou a tela para ampliação da área de segurança. Queremos fazer uma experimento para discutir qualquer projeto definitivo”, explicou a presidente do Cemit, Rosângela Lessa.
20/09/2013
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...