Recife - O edital concebido para a alienação de terreno de propriedade do Governo de Pernambuco, próximo ao centro turístico da Vila de Porto de Galinhas, destinado à implantação de um complexo hoteleiro, será lançado no próximo dia 16 de maio com publicação no Diário Oficial e jornais de grande circulação.
A data foi anunciada em audiência pública, realizada na Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADDiper), sobre a minuta do edital, disponibilizada no site da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esportes (Sdete).
A audiência reuniu construtores, empreendedores e operadores hoteleiros e de turismo, interessados no projeto de construção de um complexo com mil apartamentos, distribuídos, em no mínimo duas unidades hoteleiras.
Recursos Na concorrência pública, o estado usará o critério do maior preço, ofertado a partir do preço mínimo de R$ 35,4 milhões. O presidente da Comissão de Licitação, o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esportes de Pernambuco, Tom Uchôa, assegurou a oferta de acesso viário, abastecimento de água e esgotamento sanitário e implantação de ciclovia, entre outras obras de infra-estrutura até a execução do projeto.
"Esse é um compromisso do Estado que faz parte do contrato. O governador Jarbas Vasconcelos afirmou que os recursos arrecadados com a venda do terreno serão reinvestidos na localidade de Porto de Galinhas", afirmou Uchoa, lembrando que as obras de esgoto e abastecimento de água estão quase prontas.
Na audiência foi registrada a sugestão do arquiteto Paulo Roberto Barros e Silva que propôs a inclusão, no edital, da liberação da ação urbanística para os projetos, com adequação do número mínimo de unidades e de áreas, desde que mantidas as características do projeto.
O presidente da Comissão de Licitação informou que a sugestão será enviada à Procuradoria Geral do Estado que irá se pronunciar. "Com a audiência está encerrada a fase de consulta pública ao edital, uma etapa legal que cumprimos por se tratar de um bem público de alto valor", concluiu Tom Uchôa.
O projeto desenvolvido pelo Governo de Pernambuco para o terreno de Porto de Galinhas visa a demanda do mercado internacional. Essa é a opinião de Luigi Franceschi, presidente no Brasil do Italian Leisute Group (ILG), uma das maiores operadoras turísticas da Europa. Na audiência pública, o executivo, responsável pelo desenvolvimento de novos destinos para o grupo ILG, confirmou o interesse da operadora em apresentar uma oferta. Ele admite que o complexo hoteleiro reforça expectativa de trazer cerca de oito mil turistas por mês a partir do aumento da oferta de apartamentos na beira mar. "Esse projeto pode viabilizar o desenvolvimento de Pernambuco e do Nordeste. Brasil e praia já são oferecidos pelos agentes. A diferença que os turistas internacionais buscam é a possibilidade de convivência com o dia a dia do brasileiro. O estilo de vida do brasileiro é a tendência", afirmou, numa alusão à proximidade do terreno com a vila residencial e turística de Porto de Galinhas.
Segundo Franceschi, os turistas estrangeiros buscam hospedagem a, no máximo, quatro quilômetros do mar, com até três andares, área completa de serviços e desenvolvimento sustentável. O projeto do complexo hoteleiro prevê construções de até dois andares e com uso obrigatório para hotelaria de 900 metros dos 1.600 metros de frente para o mar disponíveis.
kicker: Na concorrência pública, o estado usará o critério do maior preço, ofertado a partir do preço mínimo de R$ 35,4 milhões.
27/04/2005
18/09/2024
Prefeitura de Nova Friburgo anuncia licitação para revitalização da Praça Getúlio Vargas
A Prefeitura de Nova Friburgo anunciou uma licitaç...18/09/2024
Metrô lança licitação para a Linha 19-Celeste, que conectará Guarulhos à capital
O Metrô de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (...18/09/2024
Jardim Atlântico: Município marca licitação para construir feira coberta
A prometida feira coberta do Jardim Atlântico deve...17/09/2024
Prefeitura de Aceguá abre licitação para contratar serviços funerários
A Prefeitura de Aceguá anunciou a abertura de um <...