Parquímetros só voltam a funcionar quando empresa para manutenção for contratada


A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) confirmou nesta terça-feira que os parquímetros com excesso de moedas só voltarão a operar quando uma empresa terceirizada for contratada para a manutenção dos equipamentos, em Porto Alegre. Hoje, pelo menos 80% deles estão fora de funcionamento em áreas azuis da Capital. Dos 217, cerca de 170 deixaram de operar. Com isso, o estacionamento passa a ser gratuito e sem limite de tempo estipulado.

A EPTC previa realizar um mutirão para retirar moedas trancadas nos equipamentos, mas voltou atrás dessa intenção. O órgão de trânsito espera, agora, receber na próxima semana o aval da Prefeitura para dar início ao processo licitatório a fim de contratar a empresa terceirizada. A expectativa é de que os parquímetros passem por manutenção a partir do início de fevereiro, conforme o diretor-presidente da empresa, Vanderlei Cappellari.

No ano passado, a Estapar era a empresa responsável por fiscalizar e reparar os equipamentos, mas o contrato venceu. Atualmente, a EPTC é quem monitora as 4,2 mil vagas da Área Azul na Capital. Nesses locais, o estacionamento é pago, em bairros como Azenha, Menino Deus, Moinhos de Vento, Bom Fim, Petrópolis, além do Centro. A empresa vencedora da licitação vai administrar a Área Azul pelo período de dez anos. A intenção do Executivo municipal é aumentar para oito mil o número de vagas rotativas na Capital.

Em março, as tarifas da Área Azul sobem 33%. É o segundo aumento em 14 anos de operação.


27/01/2015

Fonte: Correio do Povo

 

Avisos Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita