Empresa privada exploraria transporte e turismo e se responsabilizaria pela segurança.
Os administradores do Parque Nacional da Tijuca, Celso Junius e Sônia Peixoto, apresentaram ao Ibama um projeto de concessão dos serviços de transporte e de turismo para a unidade, nos moldes do existente no Parque do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. Junius acredita que o Ibama irá aprovar o projeto e espera que a licitação da concessão saia até janeiro de 2004.
— Além da exploração do transporte, através de serviços como uma linha de veículos especiais, e do turismo, como a recuperação do Hotel das Paineiras, a concessionária terá contrapartidas. Ficará sob sua responsabilidade a infra-estrutura para visitantes, a limpeza e até a segurança — explica Junius.
Receita do Parque do Iguaçu, 8 vezes maior que o da Tijuca.
A minuta, espécie de proposta para a licitação, já está pronta. Junius adianta que, se a idéia for adiante, caberá ao licitante o detalhamento do projeto.
O administrador sustenta o projeto na relação entre a receita e o número de visitantes do Parque Nacional da Tijuca e do Parque Nacional do Iguaçu. Segundo ele, apesar de não haver um controle de ingresso em todos os acessos, estima-se, a partir da freqüência média, que 1,5 milhão de pessoas tenham visitado o Parque da Tijuca, entre janeiro e agosto.
No mesmo período, 921 mil visitantes estiveram em Foz do Iguaçu. A receita apurada por esse parque do Sul do país, porém, foi quase oito vezes maior que a do carioca: R$ 5,4 milhões contra R$ 750 mil.
— Há plena possibilidade de auto-sustentabilidade financeira. No Rio, a gente vive numa penúria sem precisar — avalia Junius.
O diplomata Pedro da Cunha e Menezes, ex-diretor do parque carioca e incentivador da idéia da concessão durante a sua gestão, também acredita na iniciativa.
— É importante porque hoje não existe uma maneira eficiente de auditar possíveis evasões de ingresso no Corcovado, única área cujo ingresso atualmente é cobrado no parque. Além disso, vai possibilitar que a administração lucre com o transporte de visitantes — diz Pedro.
16/12/2003
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...