Parlamentar quer licitações na internet


Boa Vista/RR - O deputado Raul Prudente também defende a idéia de que o governo precisa dar mais transparência e publicidade aos seus atos. Ele apresentou um projeto obrigando o governo a disponibilizar na rede mundial de computadores os processos de licitação que forem realizados. “Essa medida pode não acabar com a prática de corrupção nesses processos, mas certamente vai diminuir”, afirma.
Na opinião do parlamentar, a internet pode auxiliar nessa tarefa de dar publicidade às ações governamentais como os processos de licitação. “Qualquer pessoa hoje tem acesso à internet. Com o uso desse mecanismo haverá mais transparência na administração desses certames”. Ele observa que na administração pública as licitações são onde mais se verifica prática de corrupção.
Raul Prudente entende que, disponibilizando os editais e os resultados das licitações na rede mundial de computadores, mais pessoas tomarão conhecimento dela, inclusive pequenos empresários que poderão concorrer no processo, barateando as compras governamentais.
“Nós queremos dar oportunidade aos pequenos empresários e pessoas que não lêem jornais para que tenham acesso aos editais e possam participar das licitações públicas em qualquer lugar em que estejam”, diz.
O parlamentar avalia que disponibilizando as informações referentes às licitações na Internet haverá a redução dos casos de corrupção envolvendo esses processos. “Esse projeto, se aprovado, vai dar visibilidade a esses processos de compra e contratação de serviços pelo governo. O que nós precisamos, como homem público, é buscar imprimir cada vez mais transparência às ações de governo. Afinal, o poder público é o maior comprador de produtos e serviços no país”, observa.
A proposta de Raul Prudente de que as informações referentes às licitações do governo sejam divulgadas na rede mundial de computadores já foi aprovado pela Assembléia Legislativa em 2000, mas foi vetada pelo então governador Neudo Ribeiro Campos. Na ocasião, o Poder Legislativo não conseguiu derrubar o veto governamental. Agora o deputado volta a apresentar a proposta, dizendo-se crente que dessa vez ela será sancionada pelo governador Ottomar Pinto.


18/03/2005

Fonte: Folha de Boa Vista

 

Avisos Licitações

17/06/2024

Curso Prático de Impugnação e Recursos Administrativos em Licitações

O Curso On Line Ao Vivo de Impugnação e Recursos A...

13/06/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

12/07/2024

Prefeitura lança, mais uma vez, licitação para revitalização e adequação do Canil Municipal

Em uma nova tentativa de atender às demandas de be...

12/07/2024

Prefeitura abre licitação para recolhimento de lixo

A Prefeitura de Cachoeira do Sul abriu nesta sexta...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita