O Paraná está consolidando um sistema de monitoramento meteorológico para previsão mais rápida e precisa de tempestades e cheias. Depois de um supercomputador e um radar instalados em Cascavel, na região Oeste, o Sistema Meteorológico do Paraná, Simepar, terá mais equipamentos que vão possibilitar alertar antecipadamente a Defesa Civil e outras instituições nas ações de atendimento à população.
Serão três novos radares: dois no Litoral e um em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com o coordenador de Mudanças Climáticas da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, José Rubel, os equipamentos garantem uma gestão qualificada, com serviços melhores do Estado para a população. Os equipamentos serão adquiridos pelo Governo do Estado com financiamento do Banco Mundial.
A licitação para compra dos novos radares está sendo analisada pelo Banco Mundial. O investimento é de 7 milhões de reais em equipamentos, recursos do governo estadual que depois será ressarcido pelo Banco Mundial. A Secretaria do Meio Ambiente, Defesa Civil, Simepar e Mineropar assinaram termo de cooperação técnica para realização dos trabalhos. No ano passado, a secretaria repassou ao Simepar um supercomputador e dois veículos para manutenção das estações de meteorologia. Segundo o presidente do Simepar, Eduardo Alvim, os equipamentos estão em pleno uso e dando resultados.
O supercomputador tem uma memória 200 vezes maior do que a de um computador comum e ajuda os meteorologistas do Simepar a fazer previsões com mais precisão.
24/06/2015
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...