A Prefeitura de Petrópolis realiza no dia 20 licitação para contratar nove leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto. Esta é a segunda concorrência pública deste tipo realizada pelo governo municipal. Em dezembro do ano passado, o município abriu licitação para contratar 29 leitos de UTI, mas conseguiu apenas 20. Desta vez, o contrato anual está estimado em R$ 8,237 milhões, mas o valor final pode ser reduzido, dependendo das propostas das empresas participantes.
A licitação é aberta a todas as unidades de saúde, inclusive de fora da cidade. Em dezembro, quando foi realizada a primeira concorrência, hospitais de municípios como Duque de Caxias, por exemplo, participaram do pregão, o que gerou uma repercussão negativa, principalmente da Defensoria Pública, que questionou pontos como o transporte e acesso dos familiares aos pacientes.
A primeira licitação acabou sendo vencida pelo Hospital Clínico de Corrêas (HCC). O contrato com a Prefeitura foi assinado em fevereiro deste ano, fazendo com que a cidade passasse a contar com 63 leitos de UTI adulto credenciados ao Sistema Único de Saúde.
Hoje, Segundo dados informados no edital, a espera média de um leito de UTI na cidade é de oito dias e a licitação tem como objetivo suprir a demanda por vagas.
A fila por um leito de UTI vem sendo debatida pelos ministérios públicos Federal e Estadual em reuniões semanais com representantes da Prefeitura. Após o início da pandemia do Covid-19, o governo municipal ampliou a oferta de vagas para pacientes com o vírus, mas as pessoas diagnosticadas com outras doenças enfrentam longas filas a espera de um leito.
A média diária de pacientes na fila por uma vaga de UTI é de 10 pessoas na rede municipal de saúde. Além dos 63 leitos de UTI credenciados pelo SUS, a Prefeitura anunciou na semana passada que, em meio à pandemia, destinaria 10 vagas no Hospital Nossa Senhora Aparecida (antiga Casa Providência), no Valparaíso, para atender a demanda. Inicialmentem os leitos contratados no HNSA seriam apenas para pacientes com Covid-19.
12/08/2020
19/07/2026
Governo do Paraná abre licitação para obras na PR-170 entre Rolândia e Porecatu
O Governo do Paraná lançou a licitação para a rest...19/07/2026
Prefeitura lança licitação de R$ 6,1 milhões para iluminação da Maringá Encantada
A municipalidade publicou o edital da primeira lic...18/07/2026
Governo do Acre abre licitação para compra de quadriciclos adaptados para brigadas de combate a..
O governo do Acre abriu uma licitação para adquiri...18/07/2026
Seinfra abriu novas licitações para pavimentação em mais de 91 quilômetros de rodovias em cinco..
A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) ...