Para entrar em licitação, empresas terão de quitar débito trabalhista


Brasília - Empresas interessadas em participar de licitações do governo federal têm seis meses para se adequar a uma nova regra. A partir de 4 de janeiro de 2012, para fazer qualquer contrato com a administração pública, terão de apresentar a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT), comprovando o cumprimento de decisões judiciais na esfera trabalhista.
A Lei nº 12.440, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em 7 de julho, é resultado de um anteprojeto de lei de iniciativa do Poder Executivo. Além de prestigiar as empresas que estão em dia com os direitos trabalhistas, a lei garante efetividade ao cumprimento de decisões judiciais em favor dos trabalhadores.
A emissão da certidão será realizada gratuitamente pela Justiça do trabalho nos estados. "A lei contribuirá para o aprimoramento da nossa sociedade, trazendo maior justiça aos trabalhadores e também prestigiará as empresas que mantenham conduta correta”, afirma o secretário de Reforma do Judiciário Interino, Marcelo Vieira.
Segundo o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen, atualmente de 100 processos que chegam à execução só 31 trabalhadores recebem o valor devido.


12/07/2011

Fonte: O Estado do Maranhão - MA

 

Avisos Licitações

01/09/2026

Prefeitura de Campo Grande abre licitação de R$ 2,1 milhões para compra de tintas

A Prefeitura de Campo Grande abriu uma licitação e...

01/09/2026

Aberta licitação de R$ 1,19 milhão para pavimentação de estrada de Fazenda Souza

A Prefeitura de Caxias do Sul publicou no Diário O...

01/09/2026

Licitação é lançada para construção de 9 escolas com piscina e quadra em seis cidades de MT

Nove novas escolas estaduais, todas com 24 salas d...

31/08/2026

Sobrália abre licitação para reforma e ampliação de três escolas municipais

A prefeitura de Sobrália, no Leste de Minas Gerais...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita