A aposta da BHTrans no projeto de bicicletas compartilhadas, que prevê 30 estações para aluguel de bikes em Belo Horizonte, reabre a discussão sobre a viabilidade do meio de transporte e sobre as condições de implantação de ciclovias na capital. O edital de licitação, lançado anteontem, deixa clara a política de incentivo da prefeitura para o uso da bicicleta em trajetos curtos e em rede com o transporte público. A intenção é motivar mais pessoas a adotar a alternativa nos deslocamentos diários.
Entusiastas das duas rodas afirmam que é possível, sim, adotar a bike como meio de transporte em BH, que planeja chegar a 2020 com 380 quilômetros de corredores para ciclistas. Entretanto, ainda criticam pontos como a lógica de implantação das faixas exclusivas, o descumprimento de normas técnicas, a falta de educação no trânsito e a inexistência de fiscalização.
Comparativamente, a bicicleta larga em vantagem em relação a outros meios de transporte. É um veículo de baixo custo de aquisição e manutenção, não poluente, silencioso, flexível nos deslocamentos e ainda ajuda na melhoria da saúde. Mas a combinação dos problemas ainda existentes em BH faz com que muita gente ainda não se convença desses benefícios.
Cinco barreiras para ir de Bike
1 - Relevo e clima: Subidas e descidas íngremes, características do relevo de Belo Horizonte, e as altas temperaturas, são vistas como fatores desanimadores para quem deseja pedalar. O Projeto Pedala BH privilegia trechos planos ou com inclinação máxima de 10%.
2 - Interligação: Projetos estão sendo implantados ainda sem ligação entre as ciclovias e com isso quem anda de bicicleta precisa passar por trechos sem faixas exclusivas. A BHTrans garante que lógica de implantação está sendo revista e que ao fim, todas as rotas serão interligadas.
3 - Padronização técnica: Alguns dos trechos das ciclovias foram implantados com largura inferior ao padrão de segurança, de 1,5 metro, além de haver trechos em que a faixa exclusiva está entre o estacionamento e a pista de rolamento
4 - Educação de trânsito: A relação entre ciclistas e os outros agentes do trânsito ainda é conflituosa, porque falta compreensão de muitos condutores de que a bicicleta é também um meio de transporte e deve ter seu espaço no trânsito.
5 - Fiscalização: Falta rigor no cumprimento das regras de trânsito para proteger o ciclista e as ciclovias, que são espaços delimitados para bicicletas. Casos de carros bloqueando essas faixas e motos e pedestres passando por elas ainda ficam impunes.
21/11/2013
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...