País vai comprar 12 caças usados da França


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina nesta sexta-feira, durante viagem a Paris, um contrato de aquisição de 12 caças Mirage 2000-C usados, de fabricação francesa, por 60 milhões de euros - o equivalente a cerca de US$ 74 milhões. Os aviões servirão à Força Aérea Brasileira (FAB) quando os atuais Mirage III-E/Br, em operação no país desde os anos 70, forem desativados. A vida útil deles se esgota em 31 de dezembro.
O cronograma de entrega dos jatos supersônicos ainda não está definido. É possível que eles cheguem somente no ano que vem. Esses caças já foram utilizados em combate e ainda estão em operação. Passarão por um processo de revitalização antes da entrega. São dez aviões "monoplace" e dois "biplace" (de cabine dupla, ideais para treinar pilotos). Militares franceses usaram modelos semelhantes na Guerra do Golfo e nos bombardeios ao Afeganistão, em 2001.
O governo brasileiro gastará um total de 80 milhões de euros com o contrato. Além da aquisição, serão dispendidos outros 20 milhões de euros em serviços e suprimento de peças. Isso inclui treinamento de pilotos para operar os Mirage 2000-C, que ficarão na base da Aeronáutica em Anápolis (GO).
Os caças que estão sendo comprados agora pertencem a uma geração anterior àqueles oferecidos para a FAB na licitação internacional conhecida como "projeto FX", que expirou no fim de 2004 e previa gastos de US$ 700 milhões. Naquele processo, o consórcio Embraer-Dassault fez uma proposta para a aquisição de jatos Mirage 2000-5. Participavam também da concorrência os fabricantes russos do Sukhoi (em parceria com a Avibrás) e da RAC, os americanos da Lockheed Martin e o consórcio anglo-sueco formado por BAE Systems e Saab.
O projeto FX foi adiado seguidas vezes, com aparecimento de vários favoritos em diferentes épocas.


13/07/2005

Fonte: Valor On Line

 

Avisos Licitações

20/04/2024

Prefeitura de Gurupi publica licitação para construção da nova Rodoviária

Foi publicado na edição do Diário Oficial de Gurup...

20/04/2024

Governo vai construir mais 11 pontes de concreto em todo o Estado

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logísti...

20/04/2024

Prefeitura de Caxias abre nas próximas semanas licitação para implantar telemedicina

A Prefeitura de Caxias do Sul abre nas próximas se...

20/04/2024

Prefeitura insiste na revitalização do Bariri: nova licitação já foi publicada

Publicada a nova licitação para a construção do Pa...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita