O estaleiro Mauá Jurong deve ser anunciado como o vencedor da concorrência. Na corrida para aumentar a oferta de gás no País, deflagrada pela crise na Bolívia, a Petrobras acelerou a licitação da maior plataforma já encomendada pela estatal: a de Mexilhão, na Bacia de Santos. O pólo produzirá 15 milhões de metros cúbicos/dia, mais da metade do que o Brasil importa da Bolívia. Com proposta de R$ 1,17 bilhão, o estaleiro Mauá Jurong é praticamente o vencedor da concorrência para a construção da plataforma. "Já estávamos trabalhando com pressa, mas a crise reforçou esta necessidade", diz o gerente da Petrobras, Pedro Barusco.
Segundo o consultor Humberto Guimarães, há muito tempo o Brasil deveria ter explorado suas reservas naturais de gás. Desde a criação do gasoduto Bolívia-Brasil, em 1999, a Petrobras deixou de utilizar 36,736 bilhões de metros cúbicos do insumo retirados de poços brasileiros, o que equivale, em valores, a perdas de US$ 5,26 bilhões.
As declarações do ministro boliviano, Andrés Soliz Rada, de que o país não participará do Gasoduto do Sul se a Petrobras for majoritária, sacudiu ainda mais as relações com o Brasil.
15/05/2006
16/07/2025
Prefeito Augusto Castro autoriza licitação para obras da Estação de Tratamento de Esgoto e capta..
Na manhã desta segunda-feira (14), durante a abert...30/06/2025
Cursos Presenciais - Os Grandes Pedidos das Empresas em Licitações- Florianópolis-SC
O curso irá abordar sobre os principais pedidos qu...22/06/2025
Curso On Line Ao Vivo - Formação e Aprimoramento em Licitações Públicas
O Curso de formação de Licitantes ONLINE AO VIVO f...15/07/2025
Quadra coberta para Escola Professor Dias entra em fase de licitação
A Prefeitura anunciou a abertura do processo de ch...