Paes anuncia nova licitação para a Linha Amarela


O prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM), anunciou na manhã deste sábado (20) que vai fazer uma nova licitação para a Linha Amarela. Segundo ele, a licitação vai acontecer ainda no primeiro semestre de 2021.

"A minha ideia é que a gente volte a licitar a Linha Amarela, e volte a conceder a via a outra empresa, que possa explorar por um pedágio justo, não esse absurdo que tava sendo cobrado”.

Cercada por polêmicas, a Linha Amarela – uma das principais vias expressas do Rio – se tornou símbolo de um impasse entre a gestão passada da prefeitura e a iniciativa privada. As questões centrais envolvem o contrato com a concessionária da via e o valor cobrado no pedágio da via.

Segundo o prefeito, a proposta feita à concessionária sobre o valor do pedágio não foi aceita.

“Nós não somos contra o pedágio. O pedágio pode ser praticado, mas tem que ter um preço justo. E de fato o preço tava absurdo, tanto que no meu outro governo a gente não deu reajuste e começou essa discussão. Então nós fizemos uma proposta à Linha Amarela, à Lamsa. Algo entorno de R$ 3, não me lembro o valor exato. E não houve entendimento da negociação", disse.

E acrescentou:
"Enfim, o processo de encampação vai continuar. Amanhã o secretário Calero e o procurador-geral do município vão continuar, ou iniciar o processo, perdão, de registro de todos os bens, registro patrimonial de todos os bens da Lamsa, que vão ser incorporados por essa encampação".

O que diz a Lamsa
Em nota, a Lamsa informou que segue em negociação com a Prefeitura do Rio em busca da melhor solução para a gestão da Linha Amarela. A concessionária disse ainda que "tem feito todo o esforço para manter a qualidade dos serviços prestados aos usuários da via, mesmo não obtendo qualquer receita desde setembro de 2020".


20/02/2021

Fonte: G1 Rio de Janeiro

 

Curso Licitações

02/03/2021

Pela 2ª vez, licitação termina sem interessados em cuidar dos peixes do Aquário

Pela segunda vez este ano, a licitação para conclusão e func...

02/03/2021

Município mantém licitação para a compra de 18 mil testes rápidos

Apesar de insistir em doação de testes junto ao Ministério d...

02/03/2021

Licitação para o trem SP – Campinas deve sair só em 2022, afirma jornal

O Trem intercidades, que promete ligar Campinas à Capital Pa...

01/03/2021

Retomada das obras na escola Sebastião Patrício é lançada após emenda de deputado

Há tempos, o deputado Ulysses Moraes vem realizando cobrança...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita