Órgão terá total autonomia


A ideia central de formatação que será apresentada a Blairo Maggi nesta segunda-feira é o de uma agência executiva, com autonomia para tocar obras, celebrar convênios e controlar as próprias finanças. A cúpula seria formada por presidente e cinco ou seis diretores. Para ‘depurar’ o universo de concorrentes às cadeiras de diretores, o governo estuda incluir no projeto que será encaminhado em breve à Assembleia Legislativa artigo que vete a nomeação de filiados a partidos políticos.
Para assumir o posto, os diretores também terão de assumir o compromisso de não postular qualquer cargo eletivo até o término da missão à frente da agência. “O que queremos é uma agência que não sofra ingerências políticas. É preciso considerar que temos três eleições pela frente, em 2010, 2012 e 2014. Essa questão é muito importante e queremos deixar isso amarrado legalmente. A viabilidade jurídica dessa proposta está sendo analisada”, observa o secretário-chefe da Casa Civil e de Comunicação do Estado, Eumar Novacki, um dos articuladores do projeto.
Entre os nomes cotados no meio político para assumirem cargos de diretoria está o do secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Yuri Bastos Jorge, que participou das investidas pela vinda da Copa do Mundo para Cuiabá. Conforme as discussões internas do governo, os mandatos administrativos, tanto do presidente quanto dos diretores, se prolongariam até o final da Copa, em 2014. No desenrolar das atividades da agência, os diretores seriam assessorados por grupos de trabalho formados por servidores efetivos do governo, conforme proposta a ser debatida com o governador.
O governo tem pressa na aprovação da Agência da Copa. O final de agosto representa a primeira “prova de fogo” para Cuiabá e Mato Grosso. No dia 31 do próximo mês já terá que ter sido concluído o projeto básico do novo estádio, realizada a licitação da obra, seladas parcerias de gestão e com financiadores e obtido as licenças ambientais necessárias. Restam cerca de 40 dias e uma série de providências.

“Está tudo sob controle, mas todos nós temos consciência de que a Copa é algo que precisa ser tratado com seriedade. Temos prazos exíguos e, no meu entendimento, a quantidade de subsedes pode ser reduzida. Temos um desafio gigante, que precisa ser tocado de forma extremamente profissional. Se temos a oportunidade de sermos vitrine, não podemos deixar que nos transformemos em vidraça”, alerta Yuri Bastos Jorge, da Sedtur.


19/07/2009

Fonte: Diário de Cuiabá

 

Avisos Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita