Operação prende 19 acusados de fraudes em licitações em Angra


A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu nesta quarta-feira 19 acusados de fraudar licitações em Angra dos Reis (RJ) e outras cidades da região sul do Estado. A Operação Carta Marcada, coordenada pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, investiga o envolvimento de agentes da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente em uma suposta quadrilha que recebia propina para fraudar licitações.
A Justiça havia concedido 29 mandados de prisão, mas a polícia só cumpriu 19.
Entre os 19 presos, estão vereadores, secretários municipais, funcionários públicos, empresários e fiscais da fundação. Eles responderão por crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, ações contra a gestão ambiental, fraude nos processos de licitação.
"Desse início de investigação nós temos certeza que vão surgir informações de outros procedimentos. Poderemos até apurar o envolvimento de mais pessoas" explicou o secretário de Estado de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame.
Segundo as investigações, o esquema previa rodízio de empresas nas licitações, a maioria para construir estaleiros e edificações. O delegado titular da Delegação de Proteção ao Meio Ambiente, Luiz Marcelo Xavier, explicou que as empresas que participavam das licitações combinavam, previamente, os valores do processo. As licitações eram vencidas por um pequeno grupo de empresas de forma repetitiva. Os valores envolvidos giram em torno de R$ 80 milhões, de 2005 a 2007.
Segundo balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública, foram apreendidos sete carros importados, lanchas, arma com registro ilegal, diversos documentos de contabilidade da quadrilha e dinheiro em espécie, somando R$ 95 mil.


24/10/2007

Fonte: Folha Online

 

Curso Licitações

24/07/2024

Prefeitura abre licitação para reforma do Teatro Municipal Dr. Losso Netto, em Piracicaba

A Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) de...

24/07/2024

MS Ativo avança com licitação para asfaltar novo acesso ao Parque Lageado em Campo Grande

O programa MS Ativo Municipalismo, que visa o fort...

24/07/2024

Licitação vai contratar obras de infraestrutura para quadras do Aldeias do Cerrado

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (...

24/07/2024

TJ marca licitação para construção de novo Fórum em Campo Mourão

O secretário de contratações institucionais do Tri...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita