Uma operação realizada nesta quarta-feira em cidades do Rio Grande do Sul contra fraudes em contratos de coleta do lixo prendeu 17 pessoas.
A ação deflagrada hoje conta com cem soldados da Brigada Militar, 20 da Polícia Rodoviária Federal, 20 agentes da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça e 20 da força-tarefa do Ministério Público do RS.
Denominada "Espelho d"água", a operação visa cumprir 19 mandados de prisão e 30 mandados de busca e apreensão em cidades como Palmeira das Missões, Passo Fundo, Sarandi, Três de Maio, Santo Ângelo e Porto Alegre. Segundo o Ministério Público do RS, as fraudes eram cometidas em contratos firmados com cerca de 80 municípios do Estado.
As investigações foram iniciadas em abril deste ano. Com base nelas, descobriu-se que o grupo tinha sede em Palmeira das Missões. As empresas combinavam os preços --cartel-- e todos os valores eram fixados previamente, não deixando margem para negociações.
As empresas envolvidas eram registradas em nomes de laranjas e davam lances fictícios. Eles participavam das modalidades pregão --quando, entre outras particularidades, há uma espécie de "leilão invertido" onde vence aquele que oferta o menor valor para cumprir o estipulado no edital-- e carta-convite. Na carta-convite participam ao menos três interessados, cadastrados ou não, no mínimo com cinco dias de antecedência.
Com isso, independente da modalidade do certame e do vencedor, apenas um único grupo era beneficiado no esquema.
Ainda segundo o Ministério Público do RS, os suspeitos deverão responder por formação de cartel e fraude em licitação pública, corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e peculato.
Os materiais apreendidos --muitos são contratos das empresas junto a administrações municipais- passarão por análise técnica.
12/11/2008
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...