A Prefeitura de Porto Alegre, por ordem da Justiça, tem que lançar edital de licitação para o transporte público do município até o dia 5 de março. Entre as decisões que já foram tomadas para as regras da disputa entre os interessados, está a retirada da exigência do ar-condicionado, que atualmente está presente em cerca de 22% dos ônibus da Capital.
O direotr-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, afirma que a decisão de retirar o ar-condicionado da frota foi tomada para reduzir o valor da tarifa. Segundo ele, o custo para 100% da frota ter ar-condicionado é de cerca de 10 centavos a mais por passagem.
Cappellari cita ainda o exemplo de Curitiba, considerado um município com transporte público de qualidade, e sem ar-ciondicionado.
Na capital paranaense, a temperatura média entre dezembro e fevereiro fica entre 19 e 20 graus, atingindo máximas entre 34 e 35 graus. Já na capital gaúcha, a média fica entre 24 e 25 graus, com máximas registradas neste verão de quase 40 graus.
Para o engenheiro e consultor Mauri Panitz, especialista em transporte, a população que utiliza o transporte público da Capital já é vítima de tortura. Para o engenheiro, a retirada do ar-condicionado piora ainda mais as condições e significa um retrocesso para a mobilidade urbana da cidade.
10/02/2014
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...