A Prefeitura de Porto Alegre, por ordem da Justiça, tem que lançar edital de licitação para o transporte público do município até o dia 5 de março. Entre as decisões que já foram tomadas para as regras da disputa entre os interessados, está a retirada da exigência do ar-condicionado, que atualmente está presente em cerca de 22% dos ônibus da Capital.
O direotr-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, afirma que a decisão de retirar o ar-condicionado da frota foi tomada para reduzir o valor da tarifa. Segundo ele, o custo para 100% da frota ter ar-condicionado é de cerca de 10 centavos a mais por passagem.
Cappellari cita ainda o exemplo de Curitiba, considerado um município com transporte público de qualidade, e sem ar-ciondicionado.
Na capital paranaense, a temperatura média entre dezembro e fevereiro fica entre 19 e 20 graus, atingindo máximas entre 34 e 35 graus. Já na capital gaúcha, a média fica entre 24 e 25 graus, com máximas registradas neste verão de quase 40 graus.
Para o engenheiro e consultor Mauri Panitz, especialista em transporte, a população que utiliza o transporte público da Capital já é vítima de tortura. Para o engenheiro, a retirada do ar-condicionado piora ainda mais as condições e significa um retrocesso para a mobilidade urbana da cidade.
10/02/2014
05/03/2026
Prefeitura abre licitação para obra em galeria no Jardim Imperial
A Prefeitura de São José dos Campos abriu a05/03/2026
Prefeitura lança licitação para construção de Estações Elevatórias de Macrodrenagem na Margem..
A Prefeitura de Tubarão vai ampliar a proteção con...05/03/2026
CPTM abre nova licitação para obras da Linha 13-Jade até o centro
Nesta quinta-feira, 5, a Companhia Paulista de Tre...03/03/2026
Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'
A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...