A Prefeitura de Porto Alegre, por ordem da Justiça, tem que lançar edital de licitação para o transporte público do município até o dia 5 de março. Entre as decisões que já foram tomadas para as regras da disputa entre os interessados, está a retirada da exigência do ar-condicionado, que atualmente está presente em cerca de 22% dos ônibus da Capital.
O direotr-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, afirma que a decisão de retirar o ar-condicionado da frota foi tomada para reduzir o valor da tarifa. Segundo ele, o custo para 100% da frota ter ar-condicionado é de cerca de 10 centavos a mais por passagem.
Cappellari cita ainda o exemplo de Curitiba, considerado um município com transporte público de qualidade, e sem ar-ciondicionado.
Na capital paranaense, a temperatura média entre dezembro e fevereiro fica entre 19 e 20 graus, atingindo máximas entre 34 e 35 graus. Já na capital gaúcha, a média fica entre 24 e 25 graus, com máximas registradas neste verão de quase 40 graus.
Para o engenheiro e consultor Mauri Panitz, especialista em transporte, a população que utiliza o transporte público da Capital já é vítima de tortura. Para o engenheiro, a retirada do ar-condicionado piora ainda mais as condições e significa um retrocesso para a mobilidade urbana da cidade.
10/02/2014
02/06/2026
Prefeitura de Joinville lança licitação para implementação do Parque Porto Cachoeira Setor Beira Rio
A Prefeitura de Joinville publica nesta terça-feir...02/06/2026
Aberta licitação para construção de passarelas no Igapó
A Prefeitura de Londrina publicou edital para sele...02/06/2026
Gasoduto do Sergipe Águas Profundas terá licitação este ano
A Petrobras vai lançar ainda este ano a licitação ...02/06/2026
MPDFT abre licitação para serviços de estruturação de eventos e montagem de estruturas
O Ministério Público do Distrito Federal e Territó...