Obras do câmpus da Ufscar estão em processo de licitação


A construção do câmpus da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) em Sorocaba está na fase dos projetos, embora as obras do sistema viário e de estrutura e fundação já entraram em processos de licitação. Localizada na rodovia João Leme dos Santos, perto do trevo de acesso a Piedade, a sede da universidade foi projetada para abrigar cerca de 800 alunos.
Até agora, foi perfurado um poço semi-artesiano de 250 metros de profundidade para captação de água, segundo a assessoria de imprensa do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). O próximo serviço da autarquia será a implantação do sistema de água, esgoto e drenagem.
A equipe da Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe) desenvolve projetos para a área interna do câmpus, seguindo orientações do plano diretor da instalação. De acordo com o secretário da Prefeitura, José Antônio Bolina, são estudados os serviços de terraplanagem, rede elétrica, iluminação pública e fechamento do câmpus. "Ainda não há nada definitivo até o momento quanto às alterações do sistema viário. Isso deve ser planejado pela administração municipal e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER)", explica o secretário.
O Plano Diretor prevê a construção de 16 mil m2 em edifícios para o setor administrativo e acadêmico, com construções que visam a baixo impacto ambiental. O projeto, que foi direcionado pelo Escritório de Desenvolvimento Físico (EDF) da Ufscar, visa a respeitar a legislação ambiental e permitir o acesso a portadores de necessidades especiais.

Três etapas
A construção do câmpus da Ufscar de Sorocaba será basicamente em três etapas, sendo que todas devem passar por processos licitatórios. Conforme informações prestadas pela assessoria de imprensa da Ufscar, em São Carlos, primeiramente serão construídos o pórtico de entrada e três prédios para abrigar salas de aula, laboratórios e gestão acadêmica e mais um prédio para gestão administrativa. Todos esses somam uma área construída calculada em aproximadamente 6.500 m2.
Os processos de licitação e obras serão em paralelo, mas cada um tem um cronograma a ser seguido. Após as licitações, que devem ocorrer num prazo máximo de 90 dias para cada etapa da construção, cada parte do processo de construção tem um tempo determinado para ser realizado. Dados da assessoria apontam 150 dias para execução do sistema viário, mais 120 dias para realização das obras de fundação e estrutura dos prédios e mais 180 dias para o levantamento dos prédios. Apesar desses prazos, ainda não é possível definir uma data para que o câmpus comece a funcionar.
O representante da Ufscar em Sorocaba, professor Marcos de Afonso Marins, acredita que somente no segundo semestre de 2007 a unidade estará pronta para receber os seus alunos. Por enquanto, os cerca de 180 alunos e 30 docentes estão instalados provisoriamente no prédio da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens). Lá já estão sendo ministrados os cursos de Turismo, Engenharia de Produção e licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas.


11/05/2006

Fonte: CruzeiroNet

 

Curso Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/01/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita