Obras de transposição do Rio São Francisco serão retomadas na Paraíba


As obras do projeto de transposição das águas do Rio São Francisco realizadas pelo governo federal estão sendo retomadas na Paraíba, segundo informações do governo estadual. O projeto, que enfrentou interrupções pontuais desde o mês de março, está passando por um novo processo de licitação para inclusão de termos aditivos que estão sendo firmados junto às construtoras responsáveis pelo andamento dos trabalhos.
Segundo o Ministério da Integração Nacional, a obra da integração das bacias do Rio São Francisco no Eixo Norte está com quase 50% dos serviços concluídos. O trecho abrange três estados: Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Na Paraíba, na Região do Alto Sertão, no município de São José de Piranhas, compreende a extensão do túnel Cuncas I, no lote 14 do Eixo.
Do cronograma repassado à Paraíba, a previsão é de que até o final de 2014, o Eixo Leste (o primeiro do projeto e que entra no estado no município de Monteiro chegando até Boqueirão através do Rio Paraíba) já esteja levando água para a barragem de Poções, na região de Monteiro. "A partir disso, vamos começar a fazer o trabalho de distribuição dessas águas dentro da Paraíba", destacou o secretário de Recursos Hídricos, João Azevêdo Lins Filho.
Só após o trabalho executado pelo governo federal é que o estado poderá seguir com as obras complementares. A Paraíba é responsável, principalmente, pelas ações de esgotamento sanitário, abastecimento de água, adutoras, canais e irrigação. Mesmo assim, todos esses segmentos estão em andamento, segundo Azevedo. A grande obra para distribuição das águas do São Francisco na Paraíba será o canal Acauã/Araçagi que, com 112,5 quilômetros de extensão, seguirá até o Rio Camaratuba.
Quanto às adutoras, a Paraíba está trabalhando na elaboração do termo de referência para a contratação do projeto. O governo do estado também apresentou 51 projetos de esgotamento sanitário ao PAC Funasa, grupo 3. Desse total, 35 foram recomendados e estão atualmente em fase de análise, aguardando aprovação.
O Projeto de Integração do Rio São Francisco possui três lotes de obras no Estado. O lote 7, localizado no município de São José de Piranhas; o lote 14, situado entre Mauriti (CE) e São José de Piranhas (PB); e o lote 12, entre as cidades de Sertânia (PE) e Monteiro (PB). Por conta dos problemas em licitações, apenas o lote 14 esteve em atividade nos últimos meses. De acordo com a previsão do Ministério da Integração Nacional as obras devem ser concluídas em 2015.


28/11/2011

Fonte: DB Online

 

Avisos Licitações

03/03/2026

Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'

A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...

04/03/2026

Prefeitura lança edital de licitação para construção do Hospital Municipal na próxima semana

A Prefeitura de Feira de Santana vai publicar, na ...

04/03/2026

Governo publica nova licitação para construção dos terminais do BRT

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logísti...

03/03/2026

Prefeitura de Lages lança edital para construção de 43 casas e intensifica investimento para..

A Prefeitura de Lages intensifica a política de en...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita