As obras do projeto de transposição das águas do Rio São Francisco realizadas pelo governo federal estão sendo retomadas na Paraíba, segundo informações do governo estadual. O projeto, que enfrentou interrupções pontuais desde o mês de março, está passando por um novo processo de licitação para inclusão de termos aditivos que estão sendo firmados junto às construtoras responsáveis pelo andamento dos trabalhos.
Segundo o Ministério da Integração Nacional, a obra da integração das bacias do Rio São Francisco no Eixo Norte está com quase 50% dos serviços concluídos. O trecho abrange três estados: Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Na Paraíba, na Região do Alto Sertão, no município de São José de Piranhas, compreende a extensão do túnel Cuncas I, no lote 14 do Eixo.
Do cronograma repassado à Paraíba, a previsão é de que até o final de 2014, o Eixo Leste (o primeiro do projeto e que entra no estado no município de Monteiro chegando até Boqueirão através do Rio Paraíba) já esteja levando água para a barragem de Poções, na região de Monteiro. "A partir disso, vamos começar a fazer o trabalho de distribuição dessas águas dentro da Paraíba", destacou o secretário de Recursos Hídricos, João Azevêdo Lins Filho.
Só após o trabalho executado pelo governo federal é que o estado poderá seguir com as obras complementares. A Paraíba é responsável, principalmente, pelas ações de esgotamento sanitário, abastecimento de água, adutoras, canais e irrigação. Mesmo assim, todos esses segmentos estão em andamento, segundo Azevedo. A grande obra para distribuição das águas do São Francisco na Paraíba será o canal Acauã/Araçagi que, com 112,5 quilômetros de extensão, seguirá até o Rio Camaratuba.
Quanto às adutoras, a Paraíba está trabalhando na elaboração do termo de referência para a contratação do projeto. O governo do estado também apresentou 51 projetos de esgotamento sanitário ao PAC Funasa, grupo 3. Desse total, 35 foram recomendados e estão atualmente em fase de análise, aguardando aprovação.
O Projeto de Integração do Rio São Francisco possui três lotes de obras no Estado. O lote 7, localizado no município de São José de Piranhas; o lote 14, situado entre Mauriti (CE) e São José de Piranhas (PB); e o lote 12, entre as cidades de Sertânia (PE) e Monteiro (PB). Por conta dos problemas em licitações, apenas o lote 14 esteve em atividade nos últimos meses. De acordo com a previsão do Ministério da Integração Nacional as obras devem ser concluídas em 2015.
28/11/2011
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...