Obra do viaduto ficará para 2009


Como o estudo sobre as condições do viaduto interditado será feito por licitação, ficará para o próximo prefeito
Caberá ao próximo prefeito de Bauru resolver o problema do viaduto Mauá, interditado desde a última sexta-feira por conta de problemas estruturais. A atual gestão não terá tempo hábil de solucionar o problema do tráfego no trecho de interligação entre a Vila Falcão e o Centro, uma vez que a contratação do estudo técnico sobre as condições do viaduto será feita por meio de processo licitatório.
Conforme o JC já publicou, neste caso, entre a publicação do edital e o início do serviço, transcorrerão cerca de 180 dias. Porém, a prefeitura ainda pesquisa a existência de recursos ou programas disponíveis para custeio deste tipo de obra.
Diante da situação, a administração municipal não arrisca estimar quando tudo voltará ao “normal” entre a avenida Pedro de Toledo e a Vila Falcão. Enquanto as duas pistas do viaduto Mauá continuam bloqueadas, as outras duas do sentido contrário passaram a funcionar em mão-dupla. Embora aparentem ser uma obra única, as quatro pistas são formadas por dois viadutos. O Mauá está comprometido e o trânsito sobre ele está proibido. Já o Nuno de Assis, mais recente, passou a receber sozinho o tráfego de veículos nos dois sentidos.
Como o risco de eventuais acidentes foi contornado, a administração municipal dará andamento convencional à licitação para contratar a empresa responsável por apontar uma solução para o Mauá, construído na década de 50. Inicialmente especulou-se que, em virtude da urgência do caso, pudesse haver dispensa de licitação.
Como a solução só virá a longo prazo, a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb) continuará monitorando o tráfego de veículos para verificar a necessidade de novas intervenções viárias no trecho. Pelo que a reportagem apurou, duas alternativas estão sob análise.
A interdição viária foi implementada após a apresentação de relatório técnico preliminar elaborado pelo Ministério Público (MP).
O promotor da Habitação e Urbanismo, José Carlos Carneiro de Oliveira, instaurou inquérito civil público para apurar as condições de segurança de pontes e viadutos de Bauru, após matéria publicada pelo JC sobre a precariedade dos equipamentos.


25/09/2008

Fonte: JCNet

 

Curso Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita