As obras de construção do Hospital Universitário Júlio Müller, que estão paradas desde 2014, devem ser retomadas ainda neste ano, segundo o secretário estadual de Cidades, Eduardo Chiletto. Ele afirmou que 11% do projeto já foi executado e que, por causa disso, o governo do estado optou por fazer o processo licitatório por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC).
"Retomamos esse processo por meio de um RDC e não por uma licitação nomal porque já tinha 11% da obra concluída. Quer dizer se outra empresa entra, a responsabilidade da obra fica por conta da empresa", disse o secretário.
O edital para a contratação de uma empresa deve ser lançado nos próximos dias. Em 10 dias, deve ser realizada uma audiência pública, na UFMT, e, em seguida, deve ser divulgado o edital para dar início às obras. A previsão é que, em dois anos e meio, a obra seja concluída.
O RDC, modelo escolhido pelo governo estadual para a licitação, foi lançado pelo governo federal para simplificar as contratações com vistas à Copa do Mundo e agilizar as obras, permitindo que o projeto executivo da obra seja desenvolvido ao longo da própria execução em prazos curtos.
Os 11% foram executados no período de dois anos. O contrato com a empresa foi rescindido ainda na gestão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) devido à demora na execução das serviços. Conforme Chiletto, houve incompatibilidade. "A própria empreiteira não tinha condições de tocar a obra e depois de dois anos só construíram 11% daquilo que deveria ser feito", pontuou.
Para a construção da obra, estão previstos R$ 60 milhões de recursos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do governo federal, e mais R$ 60 milhões de recursos do estado. No entanto, segundo Chiletto, até 2014, quando a obra foi paralisada, não foi colocado um tostão do estado nesse projeto.
Inicialmente, a previsão era de que o hospital, com 250 leitos e 25 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), fosse concluída em março de 2014.
O atual prédio do hospital Júlio Müller fica no Bairro Alvorada. A unidade de saúde é referência no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e ajuda também na formação dos alunos do curso de medicina da UFMT.
13/10/2016
24/11/2025
Cursos Presenciais - Contratação Direta, Dispensa e Inexigibilidade - Florianópolis/SC
Curso presencial voltado à Esfera Pública, com foc...12/11/2025
Curso On Line Ao Vivo - Formação e Aprimoramento em Licitações Públicas
Este curso foi idealizado para formar novos profis...02/10/2025
Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação
Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...25/08/2025
Cursos Presenciais - Formação e Aprimoramento em Licitações - Florianópolis/SC
O Curso Presencial Completo para Formação de Agent...