A obra na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres deve iniciar em dezembro. No próximo dia 16 de novembro está prevista a etapa do processo licitatório, com a abertura dos envelopes de propostas. A zona aduaneira é aguardada em Mato Grosso por quase 30 anos em Mato Grosso e tem as obras iniciais orçadas em aproximadamente R$ 17 milhões.
O processo licitatório e o início das obras da construção do módulo de infraestrutura básica, que inclui o prédio administrativo da ZPE, guarita, restaurante, espaço aduaneiro da Receita Federal, galpão de armazenagem e pátio, foram temas da reunião da Câmara Setorial Temática da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) na Assembleia Legislativa, na quarta-feira, 26 de outubro.
No encontro foram discutidas ainda as medidas necessárias para acelerar o processo de implantação da Zona de Processamento de Exportação.
Como o Agro Olhar já comentou, todo o trâmite processual da ZPE de Cáceres será concluído pela Secid ainda em 2016, de acordo com a Secretaria. Os R$ 17 milhões previstos para as obras iniciais são recursos provenientes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
A ZPE tem como intuito promover o desenvolvimento econômico da região de Cáceres, principalmente, com a criação de empregos, atração de investimentos e aumento da competitividade das exportações.
O empreendimento terá uma área total de 239,68 hectares e será dividida em cinco módulos, espaço que poderá abrigar cerca de 230 indústrias. Serão contempladas principalmente empresas das áreas do ramo de alimentação e agronegócio.
A ZPE está instalada em posição estratégica em Mato Grosso, o que facilita a logística via fluvial ligado o Estado a outros centros produtores e exportadores.
Durante a reunião da Câmara Setorial Temática da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) na Assembleia Legislativa, o presidente da Administração da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (AZPEC), Pedro Lacerda, apresentou as perspectivas da AZPEC e os próximos passos para a consolidação do projeto.
Segundo a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Dr. Leonardo (PSD) reforçou a importância da ZPE para o desenvolvimento das regiões oeste e sudoeste do estado com a geração de novos empregos, renda e atração de indústrias e comércios.
O relator da Câmara Setorial Temática que avalia trata da implantação da ZPE, Daniel Almeida de Macedo, entregou ainda na reunião um estudo sobre segurança pública e defesa nacional na faixa de fronteira.
27/10/2016
05/03/2026
Prefeitura abre licitação para obra em galeria no Jardim Imperial
A Prefeitura de São José dos Campos abriu a05/03/2026
Prefeitura lança licitação para construção de Estações Elevatórias de Macrodrenagem na Margem..
A Prefeitura de Tubarão vai ampliar a proteção con...05/03/2026
CPTM abre nova licitação para obras da Linha 13-Jade até o centro
Nesta quinta-feira, 5, a Companhia Paulista de Tre...03/03/2026
Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'
A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...