OAB/MS pede suspensão de processo licitatório para concessão de serviços de inspeção veicular


A OAB/MS solicitou, via ofício ao prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), que suspenda o processo licitatório que trata da concessão dos serviços de inspeção veicular na cidade. Segundo informou via assessoria, a Ordem argumenta que diversos pontos jurídicos necessitam, no mínimo, de maior embasamento.
De acordo com a Seccional, a concessão do serviço traz ônus a uma considerável parcela da população campo-grandense, sem contudo, observar fundamentais normas jurídicas que afetam o ato. Segundo o Decreto Municipal 11.683/2011, que trata da inspeção veicular, sequer menciona o convênio estabelecido entre Estado e Município, tampouco atribui ao Estado a responsabilidade pela supervisão do serviço, o que vai contra a Resolução do Conselho. Confirmada, a transgressão da Resolução, por si só, pode tornar nula a concessão iniciada pela administração municipal.
Além disso, a OAB/MS considera que a instituição do programa de inspeção veicular deve ser melhor estudada, com a realização de uma ampla discussão com a sociedade campo-grandense. O Plano de Controle de Poluição Veicular da cidade, por exemplo, exige o desenvolvimento de estudos de viabilidade econômico e financeiro, estudo este que, se realizado, não foi divulgado pelas autoridades, mesmo a publicidade do tema sendo obrigação da administração pública, como prevê a Lei Municipal 5.030/2011.
Segundo informado a Ordem ainda questiona ainda a legalidade da instituição da tributação pelo serviço público prestado, apesar da nomenclatura usada ter sido “tarifa”, para a OAB/MS é evidente a natureza de “taxa” do Tributo instituído.
Ocorre que, em se tratando de tributação por taxa, haveria necessidade de que a Lei estabelecesse claramente a hipótese de incidência e base de cálculo e o valor, sendo impossível se delegar a fixação a decreto do executivo, conforme determina a Prefeitura.
Ainda que se entender que se trata de tarifa, espécie de preço público, não se afigura apropriado falar em concessão de “atividade de polícia”, “inspeção veicular”, eis que concessões podem ser realizadas apenas nos casos de serviço público.


17/12/2012

Fonte: Capital News

 

Avisos Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita