No ano marcado pela pandemia e por restrições aos negócios, o número de empresas credenciadas a participar de licitação do governo estadual cresceu 32% em relação a 2019.
Conforme dados da Subsecretaria Central de Licitações (Celic), hoje 2.604 credenciamentos de fornecedores em 2020, ante 1.961 do ano anterior e 2.034 de 2018.
Uma das explicações para o aumento, segundo a Celic, foi um novo procedimento para envio da documentação. Antes, só era possível encaminhar os papéis pessoalmente ou por correspondência.
Em março, foi criada a possibilidade de encaminhar por via eletrônica. Conforme o secretário de Planejamento, Claudio Gastal, modernizar processos é um dos objetivos para devolver aos cidadãos serviços mais efetivos.
Para participar das licitações estaduais, é obrigatório fazer um cadastro prévio no site compras.rs.gov.br/fornecedores. Seguido o processo e validada a documentação, o credenciamento é aprovado e vale por um ano. Depois desse período, é possível renovar o cadastro. Os credenciados recebem informações sobre os certames aos quais estão aptos a participar.
Para o Estado, a maior participação de fornecedores interessa para permitir maior disputa nos processos licitatórios. Até o final do ano, o governo estadual pretende implantar o Portal do Fornecedor do Estado, com comunicação totalmente online.
23/02/2021
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...