Mais de um ano e meio após entrar em operação, durante a Copa do Mundo, o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Salvador finalmente teve removido o último obstáculo para, além de turistas, também atender aos baianos. O ministro dos Portos, Helder Barbalho, confirmou a liberação pelo Tribunal de Contas da União (TCU) da licitação que vai definir a empresa privada responsável pelo gerenciamento do novo equipamento.
O ministro anunciou que vem à capital baiana, “nos próximos dias”, lançar o edital. Obra executada pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), integrante do PAC da Copa, o novo Terminal Marítimo de Passageiros representou um investimento da ordem de R$ 40 milhões, liberados pelo governo federal através da Secretaria Especial dos Portos. Com uma área total de 11 mil m², dos quais 7.680 m² são de área construída, o projeto inclui uma esplanada de 3 mil m² que descortinou para a Avenida da França, o mar da baía de Todos os Santos, com a vista do Forte de São Marcelo.
Apesar da construção do Terminal e a retirada dos Galpões 1 e 2 do Porto de Salvador representarem um avanço - quando comparado com as antigas instalações - o trade turístico entende que o equipamento está muito aquém do que deveria ser o Terminal Marítimo de Salvador. O setor argumenta que, com dimensões reduzidas e área pequena destinada ao estacionamento, não tem capacidade para receber mais que um navio de cruzeiro ao mesmo tempo. O trade lembra ainda que o caos registrado em anos anteriores, quando quatro navios de cruzeiro aportavam no mesmo horário, certamente se repetirá, e critica que é absolutamente incrível que determinadas obras públicas sejam executadas sem a opinião e participação daqueles que dela se utilizarão.
02/03/2016
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...