A construção do novo quartel do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), localizado em Criciúma, está perto de virar realidade. A Prefeitura publicou a licitação da obra e as empresas interessadas terão até o dia 30 de junho para apresentar suas propostas. Dos recursos necessários para a construção do novo batalhão, 50% será destinado pelo Governo de Santa Catarina, 25% virão das próprias arrecadações do 4º BBM e os outros 25% de alienações da Prefeitura de Criciúma.
A nova estrutura terá 3,2 mil metros quadrados e está orçada em R$ 12 milhões. O espaço dará melhor fluxo de trabalho aos bombeiros. "A pandemia prejudicou muito a questão de custo, pois tudo aumentou drasticamente. Finalizamos o projeto e já passamos por correções e agora aguardamos as empresas interessadas. Temos o dinheiro, pois são recursos próprios, do Estado e também da Prefeitura. Um projeto de lei do Executivo sobre o orçamento foi aprovado na Câmara Municipal”, explica o comandante do batalhão, major Henrique Piovezam da Silveira.
Segundo o comandante, todo o processo licitatório terá que terminar até o dia 2 de julho em virtude do período eleitoral. “É uma obra bem ampla que vai conseguir atender melhor o público interno e externo. Vamos trazer mais conforto e oferecer melhores condições de trabalho”, comenta. Atualmente, o batalhão possui 1.600m², sendo que o novo espaço terá 3.200m².
Após tentativas de construir a nova sede em outros endereços em Criciúma, o 4º BBM optou por manter a estrutura na rua Dolário do Santos, no Centro. Enquanto a obra estiver em andamento, as atividades operacionais do Corpo de Bombeiros funcionarão temporariamente em local a ser definido. “Estamos buscando algumas alternativas, mas vamos sair daqui provisoriamente, pois esse espaço será demolido por completo”, finaliza o comandante.
01/06/2022
04/06/2026
Estado publica licitação que garante obra histórica de abastecimento em Distrito de Serra Branca
O sonho de centenas de moradores do Distrito das S...04/06/2026
Prefeitura dá início ao processo de reforma e ampliação da UBS Guanabara
Uma antiga reivindicação dos moradores da região d...03/06/2026
Campo Bom anuncia investimentos e avanços ambientais na Semana do Meio Ambiente
A Prefeitura de Campo Bom realizou, na quarta-feir...03/06/2026
Altamira abre licitação para manutenção do parque de iluminação pública
A Prefeitura Municipal de Altamira, no Pará, por m...