Novo edital para duplicação da BR-280 só deve sair em abril


A espera será mais longa do que se imaginava. O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, frustrou as esperanças da comitiva catarinense que foi a Brasília nesta quarta-feira cobrar uma solução para a retomada do edital de duplicação da BR-280.
A resposta que os cerca de 30 visitantes, entre empresários, prefeitos, deputados e senadores ouviram foi incisiva: a licitação só deve retornar à pauta do governo a partir de abril do ano que vem, nove meses depois da suspensão do edital.
A notícia surpreendeu o grupo. O ministro argumentou que uma equipe de técnicos do Dnit está elaborando o projeto executivo da obra, que até então não existia.
Segundo o diretor da Associação Empresarial de São Francisco do Sul (Acisfs), Carlos André Atanásio Veiga, ninguém esperava que o edital fosse retomado ainda neste ano.
— Mas até abril é muito tempo. É preocupante, nós não podemos esperar tanto tempo assim.
O presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), Durval Marcatto, conta que o ministério teria sido pressionado pelo Tribunal de Contas da União e pela presidente Dilma Rousseff para que nenhuma licitação seja feita sem um projeto executivo.
— O que acontecia, muitas vezes, era que o governo lançava o edital e depois ia adequando a licitação conforme o que fosse aparecendo com o tempo. Agora, eles querem ter a certeza de que existe um projeto consistente, para evitar transtornos durante a execução da obra.
Pressionado, o ministro aceitou agendar uma reunião com a comitiva em novembro. No dia 9, ele pretende apresentar um cronograma e um parecer feito em conjunto com o Dnit sobre o projeto. Nos próximos dias, Passos e os técnicos do departamento discutirão quais são os principais problemas da obra e analisarão a possibilidade de adiantar o relançamento do edital para fevereiro.
Os empresários escutaram ainda um discurso semelhante àquele exposto ao secretário de Estado de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, durante encontro no Dnit ocorrido na última terça-feira.
— O ministro ressaltou que a duplicação tanto da BR-470 quanto da BR-280 são prioridades do governo Dilma Rousseff — conta o presidente da Associação Empresarial de Joinville, Udo Döhler.
Indagado sobre a possibilidade de existirem irregularidades no edital, Passos afirmou que até agora nada de errado foi encontrado.


20/10/2011

Fonte: A Notícia

 

Avisos Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita