O Sistema de Compras Eletrônicas RS já está adaptado para atender as novas disposições da Lei nº 13.979/19 (Redação dada pela MP nº 926/20)
O Sistema de Compras Eletrônicas RS já está adaptado para atender as novas disposições da Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020 (Redação dada pela Medida Provisória nº 926, de 2020) no que tange às mudanças nos ritos da Dispensa de Licitação Eletrônica e do Pregão Eletrônico e Presencial.
O que muda no sistema?
Rito extraordinário com redução de prazos pela metade para estas aquisições destinadas ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019.
1- No Cadastramento do edital: de Dispensa de Licitação Eletrônica, com e sem disputa, e de Pregão, na forma Eletrônica ou Presencial.
Nova opção nas informações do edital, a administração pública poderá indicar o "Rito extraordinário: COVID19", na aquisição de bens, serviços, inclusive de engenharia, e insumos destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus de que trata esta Lei.
Para as demais aquisições normais indicar NÃO SE APLICA.
Para a modalidade de pregão se indicado o rito extraordinário "COVID19" os prazos mínimos passam a ser de 4 dias úteis, para acolhimento de propostas, e realização da sessão pública.
2) Reagendamento de prazos: de Dispensa de Licitação Eletrônica, com e sem disputa, e de Pregão, na forma Eletrônica ou Presencial.
Para a modalidade de pregão se indicado o rito extraordinário "COVID19" os prazos mínimos passam a ser de 4(quatro) dias úteis, para acolhimento de propostas, e realização da sessão pública.
3) Fase Recursal: de Pregão, na forma Eletrônica, para as centrais de compras com Recurso pelo sistema eletrônico.
Para a modalidade de pregão eletrônico se indicado o rito extraordinário "COVID19" os prazos mínimos passam a ser de 1 dia útil, para apresentação das razões recursais, e igual prazo para apresentação das contrarrazões.
4) Adjudicação e Homologação: Pregão, na forma Eletrônica com fase recursal pelo sistema eletrônico.
Os recursos dos procedimentos licitatórios somente terão efeito devolutivo, declarado o vencedor a administração pública poderá adjudicar e homologar o procedimento licitatório mesmo havendo recurso pendente de julgamento em seus lotes.
O registro e a ata de julgamento serão registrados no sistema eletrônico quando julgado, podendo a administração indeferir o recurso mediante justificativa, ou acatando o recurso interposto, retroceder fases como já o faz hoje no sistema eletrônico para tal finalidade
Legislação envolvida nas mudanças operacionalizadas no sistema eletrônico:
MEDIDA PROVISÓRIA Nº 926, DE 20 DE MARÇO DE 2020
Altera a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, para dispor sobre procedimentos para aquisição de bens, serviços e insumos destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus.
O que foi alterado: consulte aqui
LEI Nº 13.979, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2020
Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019.
Nova redação dada pela MP Nº 926/2020: consulte aqui
Para mais informações sobre estas mudanças, os órgãos e demais entes públicos que utilizam o Portal de Compras do Estado, do BANRISUL, ou da PROCERGS, devem entrar em contato com a CELIC, para ajuda no uso do sistema ligue para a nossa Central de Atendimento.
(51) 3210-3708
Atenciosamente,
Equipe Compras Eletrônicas RS
30/03/2020
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...