Os 25 redutores de velocidade, as conhecidas lombadas eletrônicas, instaladas nas rodovias federais de Santa Catarina serão desativadas em outubro devido ao fim do contrato com a empresa mantenedora dos equipamentos.
Em doze dias, será aberta uma nova licitação para contratação de nova empresa, que deverá instalar outros 56 redutores, totalizando 81 equipamentos.
De acordo com a regional do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT/SC), os novos redutores de velocidade entrarão em funcionamento em março do ano que vem.
Os redutores de velocidades instalados nas BRs catarinenses estão posicionados em áreas críticas, urbanas, com fluxo intenso de veículos e travessia de pedestres.
Um estudo do departamento mostra que os equipamentos reduzem em até 70% o número de acidentes de trânsito nos trechos.
Apesar da inevitável desativação dos aparelhos já existentes, o superintendente do DNIT/SC, João José dos Santos, explica que será feito um esforço para que, durante o processo de licitação da nova empresa de manutenção, alguns aparelhos continuem funcionando.
‘O aumento do número de redutores é uma conquista nossa. Além de diminuírem os acidentes, eles fazem a contagem de tráfego nas rodovias’, explica o dirigente.
01/10/2007
12/12/2025
Marcada licitação para obras em trecho entre a BR-040 e a VC-371
O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito ...12/12/2025
GDF reabre licitação que vai viabilizar maior projeto de infraestrutura do Pôr do Sol
O Governo do Distrito Federal (GDF) republicou, ne...12/12/2025
Prefeitura lança licitação de R$ 4 bilhões para o transporte público de Palmas
A Prefeitura de Palmas abriu uma licitação para co...12/12/2025
Governo de MT autoriza licitação para construir nova sede da Escola Militar Tiradentes em Juara
O Governo de Mato Grosso autorizou, nesta sexta-fe...