Nova licitação do transporte vai ficar para 2006


Anunciada pelo prefeito Silvio Félix (PDT) para ocorrer ainda este ano, a nova licitação do transporte coletivo de Limeira agora ficará para 2006. A informação foi dada pela Assessoria de Comunicações da prefeitura. A promessa é que o processo licitatório vai estruturar o sistema e dar início à nova integração das linhas de ônibus.
A tentativa anterior de integração, iniciada em dezembro do ano passado, foi mal recebida pelos usuários e acabou sendo revogada por Félix no início de seu governo. Os contratos com as duas viações que operam o transporte coletivo em Limeira foram prorrogados no ano passado, após projeto nesse sentido ser aprovado pela Câmara em abril.
Os contratos já tinham sido prorrogados antes, o que gerou uma ação judicial. Em primeira instância, a Justiça de Limeira chegou a conceder liminar dando prazo de 12 meses para que a prefeitura fizesse a licitação. No entanto, o município conseguiu suspender a liminar em segunda instância. Os contratos originais são datados da década de 1960 (Viação Limeirense) e do início da década de 1990 (Rápido Sudeste).
Para a nova licitação, a prefeitura fez no primeiro semestre deste ano uma linha experimental, ligando o Centro à Santa Casa. Amanhã começa um novo teste: a linha experimental 120, que sairá da Câmara Municipal, passando pelo Centro e retornando à Câmara, no Jardim Nova Itália. Segundo o Departamento de Trânsito da prefeitura, essa segunda linha experimental vai percorrer os pontos que têm maior fluxo de pessoas. "O ônibus sairá da Câmara, passando pela Beneficência Limeirense, Humanitária, Santa Casa, prefeitura, entre outros, retornando para a Câmara", conta o diretor de Trânsito, Luiz Carlos Silveira.
A previsão do Departamento de Trânsito é que a cada 23 minutos seja feita uma viagem nesse percurso, sendo que de segunda à sexta-feira, o primeiro horário será às 5h40 e o último às 23h15. Aos sábados, o último horário do ônibus será às 13h40.
O teste para avaliar o funcionamento da linha vai ter a duração de 20 a 30 dias. "Este período é suficiente para conseguirmos o levantamento dos parâmetros da licitação", cita o diretor. "A experimentação visa saber se a população se adaptará às mudanças do projeto de melhorias no transporte coletivo", conclui.
A doméstica Maria Aparecida Carvalho Pereira é usuária do transporte coletivo em Limeira. Para ela, o processo de integração feito no final do ano passado foi ruim. Já o teste feito com a linha que levava até a Santa Casa, no primeiro semestre, teve um bom resultado, diz. "A integração deve ser feita assim, ensinando as pessoas como funciona para a população criar novos hábitos e se adaptar", fala Maria Aparecida.
Na avaliação dela, a integração é um transporte inteligente, que funciona em outras cidades e também poderá funcionar em Limeira, "ajudando a população a economizar e a se locomover dentro da cidade".
O aposentado José Pedro Gomes tem passe livre no transporte coletivo, mas diz não ter paciência para esperar os ônibus. "É tanta a demora que acabo perdendo a paciência e indo a pé para onde tenho que ir, não me preocupando com a distância", fala. "Deixo para usar o ônibus só em último caso. A integração deve ser bem estudada para favorecer a população", completa.
Paralelamente ao novo teste, diz Silveira, serão feitas pesquisas para medir a aceitação e adaptação dos usuários. "De acordo com os resultados da pesquisa, estabeleceremos os parâmetros da licitação", explica.


24/09/2005

Fonte: Jornal de Limeira

 

Avisos Licitações

15/07/2024

Prefeitura vai contratar projetos de mais 70 ruas para pavimentação urbana e rural

Concórdia – O prefeito de Concórdia, Rogério Pache...

14/07/2024

Prefeitura de Naviraí busca empresas para assumirem contratos milionários de plantões médicos

A Prefeitura de Naviraí – a 361 km de Campo Grande...

14/07/2024

Projeto Cidade da Polícia: município se reúne com Estado e licitação para obra está próxima

A Prefeitura de Passo Fundo detalhou, no último di...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita