A nova licitação da concessão do transporte público coletivo de Campinas vai completar três meses de atraso e ainda sem expectativa de quando irá sair. Em uma audiência pública no mês de março, o secretário de Transportes e presidente da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), Carlos José Barreiro prometeu que a concorrência seria feita no começo de junho, o que não ocorreu.
A licitação será sobre o transporte convencional e o PAI (Programa de Acessibilidade Inclusiva) por 15 anos, no valor de cerca de R$ 7 bilhões.
No final de junho, em contato com a reportagem do ACidade ON, a assessoria de imprensa da Emdec informou por meio de nota que realizava "os últimos fechamentos de detalhes técnicos que constarão no edital de licitação. A previsão é de que o edital de licitação do transporte público coletivo do município seja lançado no mês de julho", o que não ocorreu também.
Hoje, o sistema de ônibus de Campinas é dividido em verde, vermelho, azul claro e azul escuro. Com a nova licitação, serão vermelho (Norte), azul escuro (Noroeste), azul claro (Oeste), verde (Sudoeste), amarela (Sul), laranja (Leste) e branco, que vai englobar a região central e o entorno.
Poderá haver, também, a criação da modalidade seletiva, que poderá criar linhas especificas, com tarifas diferenciadas. Além disso, a operação dos corredores do BRT ficará por conta da empresa vencedora.
A atual licitação é de 2005 e desde agosto de 2015 foi considerada irregular pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado).
Em nota oficial, a Emdec informou que "finaliza os últimos detalhes técnicos do edital de licitação. A previsão é de que o edital de licitação do transporte público coletivo do município seja lançado em breve".
NÚMEROS
De acordo com a Emdec, em 2017 foram transportados 13.997.918 passageiros, sendo que os pagantes somaram 8.903.051 - um percentual de 36% de gratuidade.
Ainda de acordo com a Emdec, os estudantes de nível médio manterão desconto de 60%. Para quem é nível superior será de 50% e a gratuidade continua para idosos acima de 65 anos
A tarifa será reajustada anualmente, como é hoje. A cada três anos vai haver uma revisão dos valores.
27/08/2018
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...