Nova licitação do transporte poderá ter tarifas diferenciadas


A nova licitação da concessão do transporte público coletivo de Campinas prevê linhas e taifas diferenciadas. A confirmação foi feita na manhã desta quarta-feira (21), pelo secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, durante a audiência pública sobre o tema.

A licitação será sobre o transporte convencional e o PAI (Programa de Acessibilidade Inclusiva) por 15 anos, no valor de cerca de R$ 7 bilhões. A novidade fica por conta da criação da modalidade seletiva, que poderá criar linhas especificas, com tarifas diferenciadas.

"Não está definido que será criada, mas pode acontecer. Por exemplo, um ônibus que vá do Centro direto para o Aeroporto de Viracopos. A tarifa não será a mesma, e a linha também não", explicou o secretário. Ainda não há uma definição de quais serão locais essa seletividade poderá ser aplicada.

Além disso, a operação dos corredores do BRT ficará por conta da empresa vencedora. "A prefeitura vai dar a infraestrutura, porém, os sistemas de pagamento, sistemas de rodagem, entre outros especificos serão por conta da empresa", explicou o secretário.

DETALHES
Hoje, o sistema de ônibus de Campinas é dividido em verde, vermelho, azul claro e azul escuro. Com a nova licitação, serão vermelho (norte), azul escuro (noroeste), azul claro (oeste), verde (sudoeste), amarela (sul), laranja (leste) e branco, que vai englobar a região central e o entorno.

A atual licitação é de 2005 e desde agosto de 2015 foi considerada irregular pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado). A expectativa é que entre o final de maio e começo de junho o edital esteja pronto.

NÚMEROS
De acordo com a Emdec, em 2017 foram transportados 13.997.918 passageiros, sendo que os pagantes somaram 8.903.051 - um percentual de 36% de gratuidade.

Ainda de acordo com a Emdec, os estudantes de nível médio manterão desconto de 60%. Para quem é nível superior será de 50% e a gratuidade continua para idosos acima de 65 anos

A tarifa será reajustada anualmente, como é hoje. A cada três anos vai haver uma revisão dos valores.


21/03/2018

Fonte: A Cidade On

 

Curso Licitações

19/01/2026

Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias

A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...

19/01/2026

Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga

O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...

19/01/2026

Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira

A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...

18/01/2026

Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário

A continuidade da dragagem no canal portuário do r...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita