Nova licitação do aeroporto de São Gonçalo será feita até maio, diz ministro Márcio França


O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, disse à governadora Fátima Bezerra (PT) nesta quarta-feira (25) que a relicitação do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, deverá acontecer até maio. Com isso, a entrega do terminal para a estatal Infraero está descartada.

Segundo Fátima, Márcio França declarou também que um “road show” será realizado nas próximas semanas para informar aos investidores as vantagens do aeroporto. O encontro entre o ministro e a governadora aconteceu em Brasília.

“A governadora lutou muito por isso. Passou pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Agência Nacional de Aviação Civil. Nos próximos dias, vamos contatar as empresas interessadas, mostrar as vantagens do aeroporto do RN e realizar a licitação que esperamos estar concluída até abril ou maio”, afirmou Márcio França, segundo relato do governo.

O aeroporto de São Gonçalo está sob gestão do grupo privado Inframérica desde que foi inaugurado, em 2014. Foi o primeiro terminal privatizado do País. Em março de 2020, porém, o grupo alegou ter prejuízos com a operação e decidiu entregar a concessão. Eles ficarão no comando até que o Governo Federal defina um novo administrador.

No último dia 18 de janeiro, o TCU autorizou que a nova licitação aconteça e definiu regras para pagamento de indenização à Inframérica pelos investimentos realizados no terminal.

“Só temos a agradecer ao novo Governo Federal e continuar o trabalho pelo desenvolvimento econômico e social sustentável do Rio Grande do Norte com geração de oportunidades de trabalho e renda”, afirmou Fátima logo após a reunião.

Ainda durante o encontro, a governadora levou ao ministro pedidos para requalificação e ampliação da capacidade do Aeroporto de Mossoró e a requalificação dos aeródromos de Caicó, Pau dos Ferros, Assu e Currais Novos.

“A audiência foi muito positiva. Acreditamos que, até o fim do primeiro semestre deste ano, teremos uma nova concessionária forte e atuante investindo no desenvolvimento do aeroporto e trabalhando em parceria com o governo, por meio da Setur/Emprotur, na atração de novas rotas e na promoção e divulgação do nosso destino”, declarou a secretária estadual de Turismo, Aninha Costa, que também estava no encontro.


26/01/2023

Fonte: Agora RN

 

Avisos Licitações

25/04/2024

Autorizada a licitação para as obras do terminal de passageiros do Aeroporto de Guarujá (SP)

A Prefeitura de Guarujá informa que obteve autoriz...

25/04/2024

Prefeitura reabre a licitação da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública de SM

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretari...

24/04/2024

Sabesp lança licitação para construir em Ilhabela a 1ª usina de dessalinização de água de SP

A Sabesp lançou uma licitação para a construir a p...

24/04/2024

Licitação prevê a criação de linha de barcas entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão

Rio - A Prefeitura do Rio vai lançar, nesta quinta...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita