Já está em análise nos Ministérios dos Transportes e da Casa Civil a proposta da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de uma nova versão do edital de licitação para escolha das empresas que farão obras em oito trechos de rodovias federais.
Segundo o diretor do Departamento de Outorgas do Ministério dos Transportes, Fábio Duarte, a nova versão do edital prevê uma redução de 15% nos custos para a operação dessas estradas pela iniciativa privada. O edital anterior havia sido questionado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por causa dos custos.
O impacto que essa redução de custos terá nas tarifas de pedágios ainda não pode ser precisado, pois, segundo Duarte, a ANTT ainda não repassou ao Ministério dos Transportes os cálculos relativos às tarifas.
A expectativa de fontes envolvidas no processo é a de que esses cálculos sejam apresentados aos ministérios dos Transportes e da Casa Civil na próxima semana. As contas dos valores dos pedágios, juntamente com a proposta de edital que está em análise nos ministérios, precisam ainda ser enviados ao TCU para apreciação. Uma vez aprovados pelo Tribunal, o governo poderá publicar o edital e iniciar o processo de licitação.
Duarte mantém a expectativa de que o edital para a concessão dos trechos de estradas federais possa ser publicado ainda neste ano. Os oito trechos que o governo pretende licitar somam 3 mil quilômetros e incluem rotas estratégicas e de grande fluxo, como a Rodovia Fernão Dias, que liga São Paulo a Belo Horizonte, e a Régis Bittencourt, que une a capital paulista à região sul do País. As empresas que obtiverem as concessões terão o direito de operar os trechos das estradas por 25 anos.
25/11/2005
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...