Nova lei dispensa licitação para armazéns agrícolas


A presidente Dilma Rousseff sancionou, na quarta-feira,24, a Medida Provisória 619 (MP 619), Lei nº 12.873/13 aprovada pelo Congresso Nacional.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira,25, e autoriza a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) a usar o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) contratar a construção de silos e armazéns públicos para a safra 2013/2014, entre outras medidas.

Pela nova lei, a CONAB fica autorizada a dispensar licitação para contratar e fiscalizar obras, serviços de consultoria, adquirir bens e equipamentos e gerir recursos financeiros para a reforma, ampliação e manutenção de espaços de armazenamento da produção agrícola.

Além disso, a Lei ainda estabelece o Programa de Fortalecimento das Entidades Filantrópicas e sem fins lucrativos (PROSUS), criado para renegociar dívidas das Santas Casas, entidades filantrópicas sem fins lucrativos que atuam na área de saúde e possuem papel determinante no Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa permite a concessão de moratória de 180 meses para as Santas Casas, mais o desconto em dívidas vencidas junto à Receita Federal e à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

Para serem incluídas no programa, as Santas Casas devem comprovar viabilidade econômica e se comprometer em aumentar em 5% o número de atendimentos pelo SUS.

A nova lei sofreu quatro vetos, incluindo a proibição de contratação de armazéns pela CONAB para guarda e conservação de estoques privados, o que foge às suas competências.

Também foi vetado artigo que, segundo o entendimento da Presidência, poderia levar a entendimentos ambíguos no que diz respeito a Seguridade Social de trabalhadores rurais.

Também foi vetado artigo que garantia subvenção econômica para produtores de cana-de-açúcar do Rio de Janeiro, já que a lei poderia beneficiar produtores não atingidos por períodos de seca, prejudicando a competitividade dos que de fato sofreram com problemas de estiagem em outras partes do País.

Por fim, acabou vetada a criação do Fundo de Investimento de Valorização e Liquidez de Ativos Imobiliários da União que, segundo o Executivo, carece de detalhamento para avaliar as consequências de sua implementação.


29/10/2013

Fonte: A Gazeta News

 

Curso Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita