Lei Geral da Micro e Pequena Empresa sancionada na manhã desta segunda-feira (26.10) pelo prefeito de Cuiabá Wilson Santos estabelece cota de até 25% exclusivamente para empresas do setor nas licitações públicas, nos casos de aquisição de bens, serviços e obras de natureza divisível.
O prefeito reconheceu a importância da lei geral e dos micro e pequenos negócios na economia da capital e do Brasil, o que traz benefícios diretos para a gestão pública. “São 99,2% das empresas nacionais são micro e pequenas empresas. Representam 5,9 milhões de estabelecimentos”, afirmou Wilson o peso do setor, após sancionar a lei na Associação Mato-grosense dos Municípios (AMM), em Cuiabá, junto com a diretora do Sebrae-MT, Leide Katayama, e o presidente da associação e prefeito de Jauru , Pedro Ferreira.
“De concreto, as micro e pequenas empresas agora têm direito de disputar licitação, seja na merenda escolar, materiais de construção ou oferta de serviços”, comentou o prefeito.
O líder da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae-MT, Roque Licciardi, também acrescentou que no tratamento diferenciado para o segmento, a nova lei define que “em compras de grandes empresas, poderá ser subcontratado para micro e pequenas empresas até 30%” do valor da licitação.
26/10/2009
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...