O Ministério do Planejamento disponibilizou nessa segunda-feira (2) uma nova ferramenta eletrônica no Sistema de Compras do Governo Federal, o Comprasnet.
O objetivo da funcionalidade é tornar o procedimento mais transparente na fase de verificação das propostas durante um pregão eletrônico e alertar, ainda, o sobrepreço, pois ela verifica o valor de referência dos objetos a serem licitados.
“A ferramenta analisa os itens acima do valor de referência nos processos licitatórios, tanto para itens isolados, quanto para os itens que compõem o grupo”, explica Loreni Foresti, secretária de logística e tecnologia da informação do MP.
Ao utilizar esta nova funcionalidade, os gestores são informados sobre todos os itens que estão acima do preço estimado. O instrumento atua principalmente nas licitações realizadas por agrupamento de itens, onde o julgamento se dá pelo menor preço global do grupo.
“A funcionalidade permite ao gestor negociar com as empresas e igualar as propostas sempre pelo melhor preço”, complementa Foresti.
Comprasnet
O Comprasnet é a plataforma para operar processos eletrônicos de aquisições e disponibilizar informações referentes às licitações e contratações promovidas pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.
No sítio podem ser consultados editais e atas e acompanhadas as licitações pela sociedade. São também disponibilizados os manuais, a legislação pertinente, o cadastro de fornecedores, dentre outras.
As instruções para a utilização da nova funcionalidade estão disponíveis no Comprasnet.
03/02/2015
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...