Negado direito de vista a processo licitatório antes da publicação


O Juiz de Direito Almir Porto da Rocha Filho, da 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital, negou haver direito líquido e certo de Enio Noronha Raffin de ter acesso ao processo licitatório do novo sistema de coleta de lixo de Porto Alegre antes da publicação do Edital. A impetração do Mandado de Segurança contra ato do Diretor-Geral do DMLU, que negou administrativamente o acesso, ocorreu no dia 9/5, três dias antes da publicação do Edital.
Em 12/5, o magistrado indeferiu a liminar, após despacho no dia da impetração para que o autor esclarecesse “o motivo de pretender vista de feito administrativo antes da publicação do edital de licitação”. E agora, em 26/6, sentenciou contrariamente ao requerido.
Argumentou o autor que a Administração Municipal havia concedido vista do processo a outra pessoa. Afirmou o Juiz de Direito: “Eventual erro do administrador, concedendo vista a certa pessoa e não a outra não gera o direito pretendido. Ademais, não há impedimento legal, dependendo da motivação, para a concessão prévia de vista de procedimento licitatório”.
Afirmou o magistrado que “o pedido do impetrante foi indeferido por ausência de justificativa plausível”. E continuou: “Baseou-se em conceito amplo e genérico, não explicitando o autor suas razões. Agiu corretamente a autoridade coatora, uma vez que a alegação de estar agindo “em benefício da causa pública”, por si só, não justificaria a concessão de vista antes da publicação do edital, em privilégio em relação aos demais interessados”.


29/06/2006

Fonte: Tribunal de Justiça do RS

 

Curso Licitações

17/06/2024

Prefeitura de SP vai gastar R$ 34 milhões para fiscalizar a retomada das obras do sistema viário e..

A prefeitura de São Paulo decidiu retomar as obras...

17/06/2024

Metrô abre nova licitação de naming rights da estação Vergueiro

O Metrô de São Paulo publicou nesta segunda-feira,...

16/06/2024

Projeto e Licitação do Asfalto da Baronesa da Limeira até SC 283 são anunciados

O acesso da Linha Baronesa da Limeira até a SC 283...

16/06/2024

Governador anunciou a segunda turma de Direito da Uems com mais 50 vagas e lançou licitação de..

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita