Na falta de vagas qualquer lugar é lugar


Para passar no teste de direção e obter carteira de habilitação no Distrito Federal não é preciso (nem recomendável) saber estacionar em cima de calçada, manobrar em ponto de ônibus ou fazer baliza. Na prática, porém, esses são requisitos mínimos para achar um lugar para acomodar o carro na zona central da cidade, especialmente no horário comercial, entre 6h e 18h.

Segundo o Departamento de Trânsito (Detran-DF), pelo menos quatro equipes de Policiamento e Fiscalização de Trânsito atuam diariamente na zona central de Brasília, fazendo operações focadas em estacionamento irregular. Como as autuações seriam feitas somente com base no Código Brasileiro de Trânsito (CTB), não é possível discriminar quantas multas são distribuídas em cada localidade, segundo o órgão.

Em 2011, uma proposta começou a ser discutida pelo Governo do distrito Federal (GDF) para criar um estacionamento subterrâneo na Esplanada dos Ministérios, mas apenas em 31 de janeiro desse ano ela foi apresentada no Congresso Nacional. Ainda não há previsão para que o plano seja aplicado, apesar da estimativa inicial de três meses para a licitação e de três anos para a conclusão das obras. A ideia é fazer uma construção por meio de Parceria Público-Privada (PPP) e ocupar uma área de 340 mil m², com 10 mil novas vagas na Esplanada dos Ministérios.

Um estudo de viabilidade do projeto, sob responsabilidade da Companhia Paulista de Desenvolvimento, ainda está para ser entregue. Somente após esse documento ser emitido é que o governo saberá se é melhor levar a ideia adiante ou não. A aplicação do plano esbarra no alto custo e na complexidade da logística, que envolveria até remanejo de linhas de ônibus e a criação de algumas linhas.


06/11/2013

Fonte: Clica Brasília

 

Avisos Licitações

01/09/2026

Aberta licitação de R$ 1,19 milhão para pavimentação de estrada de Fazenda Souza

A Prefeitura de Caxias do Sul publicou no Diário O...

01/09/2026

Licitação é lançada para construção de 9 escolas com piscina e quadra em seis cidades de MT

Nove novas escolas estaduais, todas com 24 salas d...

31/08/2026

Sinfra abre licitação de R$ 94,3 milhões para construção de pontes em Mato Grosso

O Governo de Mato Grosso publicou edital de licita...

31/08/2026

Prefeitura de Sobradinho abre licitação para construção de praça no povoado de Lagoa Grande

A prefeitura de Sobradinho (BA) publicou, no Diári...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita