Municípios poderão receber capacitação para gerir recursos públicos


Brasília - Os gestores municipais que desejem capacitação na área de gestão de recursos públicos terão treinamento da Controladoria-Geral da União. A seleção será feita por sorteio e o treinamento vai envolver cursos presenciais e a distância, a organização de biblioteca básica com a legislação específica para o controle e o combate às fraudes em licitações. Os sorteios serão bimestrais e o primeiro será feito no próximo dia 19.
"Os municípios que são bem intencionados, que não querem roubar o dinheiro público, mas que não têm pessoal preparado, vão receber treinamento e capacitação para melhorar a gestão dos recursos públicos. Em muitos municípios não se trata de roubalheira. Trata-se de falta de preparo, falta de pessoal qualificado", disse o ministro da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, em entrevista à Rádio Nacional.
O ministro explicou que o programa de capacitação poderá reunir vários municípios em torno de um "município-pólo" ou, onde houver condições, podem ser realizadas teleconferências. Segundo o ministro, em municípios que têm mais condições de estrutura administrativa, a Controladoria poderá orientar na criação do próprio controle interno municipal. "São uma série de linhas de atuação, todas voltadas para o que nós chamamos de Fortalecimento da Gestão Municipal, que é o nome desse programa".
Jorge Hage destacou que os benefícios do programa ficam no município mesmo depois da mudança de prefeito. "Mesmo no futuro, com a rotatividade do poder, vindo uma pessoa com outra orientação, o município que tenha essa estrutura no quadro de seus servidores já será, seguramente, uma área mais difícil para que a corrupção se infiltre", destacou.
O município é incluído no sorteio a pedido do prefeito. As inscrições para o sorteio ainda estão abertas e podem ser feitas na página da CGU na internet: www.cgu.gov.br.


07/07/2006

Fonte: Agência Brasil

 

Curso Licitações

27/05/2024

Célio da Usina anuncia licitação de R$ 819 mil para obras Municipais

O prefeito de Vieirópols, José Célio Aristóteles, ...

27/05/2024

Prefeitura deve gastar até R$ 12,2 milhões para asfaltar dois bairros em Campo Grande

A Prefeitura publicou o aviso de continuidade da <...

27/05/2024

Nova licitação é aberta para pavimentar ruas do Jardim Itatiaia

A Prefeitura de Campo Grande abriu uma segunda lic...

27/05/2024

Ribas do Rio Pardo deve contratar empresa para obra de pavimentação e drenagem

O município de Ribas do Rio Pardo divulgou abertur...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita